“Brat” é eleita a palavra do ano pelo dicionário Collins; entenda o fenômeno

A palavra “brat” foi escolhida como a palavra do ano de 2024 pelo dicionário Collins, destacando-se não apenas pelo seu uso no vocabulário, mas como símbolo de um fenômeno cultural. O termo, popularizado pelo sexto álbum de Charli XCX, ganhou novo sentido e virou tendência global, especialmente nas redes sociais, onde os fãs da cantora adotaram o “verde brat” como cor oficial do movimento.

Originalmente usada para descrever crianças mimadas ou malcomportadas, a palavra adquiriu novos significados. Segundo o Collins, “brat” passou a representar uma “atitude confiante, independente e hedonista”, uma definição que reflete a mensagem da cantora e ressoou em públicos diversos. “Brat summer”, um estilo de vida e estética inspirados pela música e atitude da artista, marcou o ano.

@funimate 💚Brat💚 Edit made by @jared 🔥 #charlixcx #charlixcxbrat #charlixcxfan #charlixcxedit #brat #bratedits #musicedits #viraledit #fyp ♬ original sound – Funimate Official

A expressão ganhou mais alcance depois que Charli XCX usou o termo para apoiar a candidata democrata Kamala Harris, que, em resposta, postou no TikTok ao som de “365”, uma das faixas do álbum Brat. Esse apoio impulsionou a popularidade do termo, que logo passou a simbolizar também o espírito de celebração e autoafirmação adotado pelos fãs.

Lançado em junho, Brat rapidamente se tornou um sucesso, alcançando o topo das paradas no Reino Unido. Charli XCX descreve a “brat girl” como uma figura “um pouco bagunceira, que gosta de festa, às vezes fala coisas bobas, mas celebra todos os momentos, bons ou ruins”. As palavras “antiturismo” e “supermaioria” também foram finalistas na lista do Collins deste ano, referindo-se aos protestos contra a presença de turistas na Europa e uma maioria legislativa que controla a aprovação de leis, respectivamente.

Ouça o álbum:

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES