Com quase 100% do espaço comercializado, o BS Design, está completando cinco anos. Para marcar a data, a BSPAR vem promovendo diversas ações que reforçam a importância do espaço para a Cidade, além de reforçar a parceria com os salistas, fornecedores e usuários do espaço. Durante esta semana, como parte da programação, os salistas do empreendimento receberam flores e um cartão assinada pelo próprio presidente Beto Studart.
No cartão, Beto Studart ressalta o orgulho da concepção da obra e o sucesso de empreendimento, que chama a pensar a cidade com o olhar voltado a usufruir do melhor que um espaço de encontros e afetos pode proporcionar.
Ele também convida para a exposição “Um salto para o futuro”, que será aberta nesta quinta-feira, 4, e ficará instalada nos próximos 30 dias no hall de entrada das torres Norte e Sul. A ideia da exposição é mostrar parte da concepção à execução desse novo conceito urbano de Fortaleza. A exposição é gratuita e o acesso é livre. Já na Praça BS, ao ar livre, um painel de led veiculará vídeos e imagens.
Já nas redes sociais, os interessados poderão também acompanhar depoimentos e relatos que marcarão a história do prédio. A exposição terá, dentre outras fotos, uma imagem de década de 1940, onde se vê o Hospital Militar do Exército em meio a extensas áreas ainda não edificadas. Em frente, surgiria a primeira praça da Aldeota, que foi denominada inicialmente Clóvis Beviláqua, de acordo com a Lei nº 123, de 11 de abril de 1945, publicada no Diário Oficial do Município em 7 de maio daquele ano. O hospital e a praça, que hoje se chama Carlos Alberto Studart Gomes, foram marcos da Cidade durante décadas. Ao lado do hospital, 79 anos depois, seria erguido o BS Design, hoje referência arquitetônica de Fortaleza.
A obra do BS Design envolveu mais de 50 projetistas e todo o acompanhamento foi feito utilizando a plataforma. Essa inovação na engenharia civil e na arquitetura do Ceará deu a BSPAR o Prêmio BIM Destaque 2018, oferecido pelo Sinduscon CE. Mas não só isso. A Sippro Engenharia, responsável pela implementação do BIM do BS Design, apresentou artigo sobre o uso desse recurso na 27ª edição do congresso do International Group of Lean Construction – (IGLC), realizado em Dublin, na Irlanda. Outro aspecto em relação ao BS Design, é que o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou a disciplina optativa “Tópicos de Construção: Construindo o BS Design”.
O empreendimento foi escolhido como referência para a universidade por ser o primeiro edifício com conceito A+ em Fortaleza, a mais alta graduação internacional, além de ter a Pré-certificação LEED, selo que garante que o empreendimento obedece todas as indicações de sustentabilidade na construção civil. A procura pela disciplina superou as expectativas, foram mais de 130 inscrições para 35 vagas disponíveis. Mas se inovação, ousadia e beleza definem o conceito do BS Design, o segredo está nos detalhes. Foi assim na apresentação do stand de vendas com mil metros quadrados, que se tornou um marco na construção civil em Fortaleza.
A exposição revela ainda detalhes do processo de escavação até o 5º subsolo, onde foi construída uma rampa de acesso. Com o fim das escavações e a desativação do acesso, era preciso puxar os equipamentos, processo que se deu através do içamento por guindaste de 200 toneladas.
Confira algumas das entregas para os salistas: