Campanha Amigos em Ação estreia Exposição Coletiva reunindo 78 obras de 64 artistas

Campanha Amigos em Ação estreia nesta quinta (18) a Exposição Coletiva de Obras de Arte, reunindo 78 obras de 64 artistas, na CDL Fortaleza. Em paralelo, serão arrecadados donativos para ajudar instituições beneficentes 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Pinturas, desenhos, gravuras, arte geométrica, fotografias, colagens e esculturas. Estas são algumas das linguagens artísticas presentes na 13ª Exposição Coletiva de Obras de Arte, que será inaugurada nesta quinta-feira (18) no Hall Principal da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, a partir das 19 horas, no Centro da Cidade. Obras poderão ser visitadas gratuitamente até 9 de dezembro. Em paralelo, a Campanha Amigos em Ação está mobilizando conselheiros e associados para arrecadação de gêneros alimentícios. Cada participante deverá doar, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis.

Ao todo, 78 obras irão compor a mostra, encabeçada pelo quadro A Esperança pelo Esporte, do artista plástico cearense J. Pinheiro, homenageado desta edição. “Temos um conselho que elege um artista, seja ele vivo ou não, que é adotado para desenvolver uma obra tema. Neste ano, tivemos o prazer de convidar o J. Pinheiro, que já um colaborador de longa data”, destaca Germano Belchior, diretor superintendente da Alessandro Belchior Imóveis, responsável pela campanha. A homenagem ao artista vem no ano em que ele completa 50 anos desde a  iniciação no mundo das artes plásticas.

Arte democrática 

Apesar de a obra principal fazer alusão à prática de esportes, segundo Germano, a mostra tem tema livre e não necessariamente irá refletir temáticas sociais. “É uma mostra plural e uma das exposições mais democráticas e inclusivas do Estado, pois temos artistas em início de carreira e outros já consagrados”, ressalta o gestor. A ideia dos organizadores é também atribuir novos usos ao Centro da Cidade, que irá sediar a mostra, para além da vertente comercial, com intuito de agregar escolas, universidades e apreciadores de arte em geral.

Todos os trabalhos foram doados pelos próprios artistas e por colecionadores para a campanha anual do Amigos em Ação e vão compor o 18° Leilão de Obras de Arte, a ser realizado no dia 11 de dezembro, no Hotel Gran Marquise. Entre os artistas participantes estão Demeilson Ferreira, Welton Silva, Adriel Marinho, Mano Alencar, Vando Figueirêdo, J. Maciel, Totonho Laprovitera, Ascal, Sergei de Castro, Adriano Paz, Edmar Gonçalves, Tarciso Viriato, Vlamir de Sousa, Expedito Lima, J. Pinheiro (autor da obra tema), Assis Filho, Orlando Moura, Rodrigo Oliveira, Caetana Macêdo, Léo Henriques, entre outros.

“Somamos duas ações: a doação de alimentos e o almoço com leilão. O valor apurado vai para a manutenção das obras do Amigos em Ação e para a campanha de 2022”, detalha Belchior.  Seis instituições serão beneficiadas com as doações: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Sopai – Hospital Infantil Filantrópico e Projeto Joãozinho. A meta é arrecadar 30 toneladas de alimentos. Doações também podem ser realizadas pela comunidade, na sede da Alessandro Belchior, situada na avenida Virgílio Távora, 150, no bairro Meireles.

Serviço:
13ª Exposição Coletiva de Obras de Arte
Quinta (18) às 19h
CDL de Fortaleza (rua Vinte e Cinco de Março, 882)
Visitação: até 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Acesso gratuito
Doação de alimentos: Alessandro Belchior Imóveis (av. Virgílio Távora, 150 – Meireles)

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES