Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Celebrando a união entre arquitetura e culinária, a edição 2024 da CasaCor Ceará apresenta pela primeira vez experiências gastronômicas exclusivas. Os espaços, assinados por grandes marcas, buscam proporcionar aos visitantes uma imersão multissensorial . Conheça os detalhes e prepara-se para uma viagem de sabores
Restaurante Mayú
Assinado pelas arquitetas Manoella Linhares e Natália Benevides da Coletânea Arquitetos, o ambiente do restaurante-escola do Senac, Mayú, ocupa na mostra um espaço de 282 metros quadrados. Funcionando de 17h30 às 22h, o local é tingido com cores escuras e texturas naturais, combinando ainda aspectos clássicos, rústicos e maximalistas na sua decoração. Já sua estrutura é contemplada por um salão com capacidade para 60 pessoas, living, lavatório e vitrine do Chef. No seu cardápio, o Mayú busca valorizar as culturas alimentares do Ceará, do Nordeste e do Brasil. “Os clientes da CasaCor vão saborear ingredientes locais que vão desde queijos manteiga de terroir cearense, milho, tapioca e até bolinho frito de feijão”, comenta Raquel Holanda, Chef do Mayú.
Moleska Bar
“O espaço do Moleska Gastrobar na CasaCor Ceará alia elementos naturais e sustentáveis, priorizando o regionalismo cearense e refletindo a cultura e identidade local no espaço”, contam as arquitetas Juliana Hissa e Zaíra Mendes, sócias do escritório JZ Arquitetura, responsável pelo projeto. O ambiente também mescla diversos elementos de design como obras de arte assinadas por artistas renomados e materiais nobres, como pedras naturais e espelhos. Já a gastronomia do local é celebrada em união com a alta coquetelaria. Curado pela Chef Louise Benevides, o menu do Listening Bar dispõe de entradas e pratos principais com seus sabores harmonizados com os coquetéis servidos no local.
Nüsse Café
Inspirado na riqueza da cultura nordestina, o espaço da Nüsse Café, assinado pela arquiteta Maria José Lopes, une o rústico ao contemporâneo. Tons neutros, formas orgânicas e materiais naturais criam um local acolhedor e sofisticado. Com uma área total de mais de 200 metros quadrados, o ambiente possui uma área interna, com capacidade para 70 pessoas, e externa, integrada à praça. “Fizemos uma seleção do nosso menu com os favoritos dos clientes. O que você encontra no nosso cardápio são produtos autorais com insumos de alta qualidade e claro, NUTS por toda parte, desde cafés, drinks, entradinhas, saladas, quiches, croissants e sobremesas”, discorre Leli Albuquerque, diretora da Nüsse, sobre o menu oferecido no ambiente.
Pardal sorvetes
Localizado na praça principal da mostra, o quiosque da Sorveteria Pardal, projetado pela Sobre Arquitetura, dos arquitetos de Camila Novaes e Rafael Bandeira, possui um design que combina tradição e inovação. Com 12 metros quadrados, o ambiente se destaca pelo seu revestimento feito com palitos de picolé, unindo arte e sustentabilidade. Formas fluidas e curvas, aliadas a uma iluminação diferenciada, criam no ambiente uma atmosfera sofisticada e acolhedora. Nesta edição da Casa Cor, a grande estrela do espaço é o picolé Supra, produto premium da marca. “Criamos o Espaço Supra, onde é possível personalizar/montar o picolé com toppings e caldas. Tudo isso pensado e harmonizado por uma chef de gastronomia”, conta Flávio Oliveira, diretor da Pardal Sorvetes.