Na CasaCor Ceará 2023, a arquiteta Beatriz Miranda trouxe à vida o conceito “Ubuntu” no escritório de Ticiana Rolim Queiroz. Inspirada na antiga filosofia africana que proclama “sou quem sou, porque somos todos um”, esta é a quarta vez que Beatriz participa da prestigiada mostra de arquitetura no Ceará.
“O Ubuntu enfatiza a unidade entre todos nós”, explicou Beatriz, cujo projeto reflete a ideia de ser responsável pelas energias que atraímos para nossas vidas e para as pessoas ao nosso redor. Este conceito aborda a responsabilidade em nossos diversos grupos, desde a família até a nação e o planeta. Ticiana Rolim Queiroz, alinhada com esse princípio, atua como ser humano e profissional comprometida com a unidade e colaboração. Através da organização Somos Um, da qual é fundadora e presidente, ela trabalha para reduzir as desigualdades e criar oportunidades por meio de negócios de impacto no Ceará.
Assim, “a própria trajetória de Ticiana Rolim Queiroz, sempre preocupada em resolver problemas sociais e ambientais, trouxe todas as inspirações para a criação desse espaço”, afirma Beatriz Miranda. Tanto que, muitos objetos usados são do acervo pessoal da homenageada: opalinas, livros, obras de arte, louças, óleos essenciais e caixinhas, trazendo muita personalidade e originalidade, assim como o aroma e o cantinho espiritual, tão marcantes na vida de Ticiana.
A leveza, a liberdade, o feminino, estão representados nas formas orgânicas das paredes e na marcenaria, que ganha vida através de prateleiras sinuosas que se estendem à mesa, como um abraço caloroso, proporcionando um refúgio aconchegante.O piso de granito escovado em peças pequenas, junto com materiais naturais como madeira maciça, couro e fibras, cria uma sensação de autenticidade e rusticidade. Uma grande janela permite a entrada de luz natural e estabelece conexão com o ambiente externo, trazendo a vegetação e o bem estar, reforçado pela iluminação interna plenamente indireta.
Os móveis são de design brasileiro, valorizando e se aproximando da nossa cultura, assim como os painéis bordados, enraizados nas paredes, representando seu íntimo, sua alma, algo tão especial, que narram não apenas sua história, mas também das artesãs locais que tecem mais do que linhas e cores – tecem vidas transformadas por inclusão e oportunidade. Na Ubuntu, à arquitetura acolhe a natureza, à arte, a cultura e a comunidade, inspirando a todos nós, profissionais e entusiastas, a reimaginar a noção de vida e “espaço de trabalho”.
Sobre Beatriz Miranda
Beatriz Miranda é sócia diretora do escritório Beatriz Miranda Arquitetura, que atua há mais de 18 anos, em projetos comerciais, corporativos e principalmente, residenciais em Fortaleza, e em outras
capitais como São Paulo, Recife, São Luís, Teresina e Belém, além de projetos sociais. Desenvolve projetos que oferecem soluções com propriedade estética e funcional, que estejam de acordo com as necessidades e a personalidade do cliente.
Formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco (Rj) e em Design Comercial na Elisava Escola Universitária de Desenho e Engenharia (Barcelona – Espanha), onde ampliou seus conhecimentos técnicos, somando qualificação profissional e pessoal.
Como citado, esta é a quarta participação de Beatriz Miranda na Casa Cor Ceará, sendo destaque nas duas últimas, em 2016 e 2020, como melhor espaço eleito pelo público, com a “Suíte do Casal” e o “Sabores da Vida”, respectivamente. Este último, com votação nacional, além de representar o Ceará entre os dez ambientes mais curtidos do Brasil na página da Casa Cor Oficial.
Serviço
Ambiente “Ubuntu”,escritório de Ticiana Rolim Queiroz, pela arquiteta Beatriz Miranda.
CASACOR Ceará – Edição Comemorativa de 25 anos
Até 29 de outubro de 2023.
Onde: Rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles, Fortaleza (CE)
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 16h às 22h. Domingos, das 15h às 21h
Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)
Bilheteria virtual: https://appcasacor.com.br/
Mais informações: https://casacor.abril.com.br/
Instagram: @casacorceara