O Ceará está sendo exposto na maior feita de turismo do hemisfério Sul, a World Travel Marketing Latin America – WTM LA, que termina hoje (4), em São Paulo. A feira, uma filial da WTM London, uma das principais do mundo, é voltada para a realização de negócios entre os expositores.
Os atrativos naturais e os equipamentos turísticos cearenses estão em exposição no stand montado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur CE), que também tem apostado fortemente na promoção do artesanato. A ornamentação do stand da Setur, montado no Expo Center Norte, onde ocorre a WTM, exibe várias tipologias do artesanato cearense, das rendas aos brinquedos rústicos, passando por esculturas e utensílios de argila e muitos outros.
“Eu considero a melhor feira de turismo do País, que tem sido contemplado com a WTM há sete anos, sempre com ênfase nos negócios para destinos turísticos. Nesta edição, demos grande destaque para os atrativos culturais e de artesanato e, lógico, sem esquecer as nossas belas praias”, avalia o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Arialdo também destaca a realização de várias rodadas de negócios com a participação dos 21 expositores do Ceará, entre elas, a Casablanca Turismo, recentemente eleita a melhor agência do Norte e Nordeste no segmento corporativo. “Temos crescido mais que a média do País no turismo. Atraímos mais voos nacionais e internacionais e estamos em busca de mais investidores para fortalecer o setor no Ceará. A WTM é um excelente local para expandir nossos contatos, fomentar novos negócios e atrair voos para o Estado”, avalia.
Um dos trunfos para os negociadores cearenses é a ampliação da rede de voos internacionais a partir de Fortaleza. Desde o último dia 2, a gigante franco-holandesa Air France/KLM ampliou as frequências para Fortaleza, chegando a uma frequência diária do grupo, sendo três pela Air France e quatro pela KLM.
Para o diretor de vendas do grupo, Denis Ribeiro, “as expectativas dos voos para Fortaleza foram superadas e o trabalho ainda não terminou. Queremos ampliar nossa presença no mercado corporativo, promovendo uma série de ações para o mercado M.I.C.E”, adianta, referindo-se ao segmento de eventos, conferências e exposições. De acordo com o executivo, dos destinos brasileiros, Fortaleza foi o que mais cresceu no último ano: 75%, ante 26% em todo o País. As duas empresas vão ofertar em 2019 mais de 1,3 milhão de assentos para o Brasil, um recorde para a companhia.
Outra companhia aérea que tem participado das rodadas de eventos no espaço do Ceará na WTM é a Copa Airlines, que aposta nas suas conexões rápidas (37 minutos em média) na Cidade do Panamá e na pontualidade (líder mundial, segundo a consultoria inglesa OAG, especializada em aviação civil) para liderar o transporte de passageiros entre Ceará e Estados Unidos, para onde mantém 16 voos diários para 13 destinos.
Esta é a sétima edição da WTM-LA, que recebe mais de 50 países e 600 expositores. São 42 estandes de operadoras, um recorde na feira, segundo a organização do evento. Em três dias da feira, serão 750 agentes vindos de 36 roteiros brasileiros e que farão um total de 2,4 mil reuniões. Além disso, mais de 2,5 mil agentes foram credenciados para visitação.