Cercada de polêmicas, “Aquaman 2: O Reino Perdido” chega aos cinemas nesta quarta

Aquaman 2: O Reino Perdido chega oficialmente aos cinemas nesta quarta-feira (20). Marcado por polêmicas nos bastidores, longa-metragem protagonizado por Jason Momoa é a despedida oficial do Universo Estendido DC das telonas

Danielber Noronha

danielber@ootimista.com.br

Cinco anos após a estreia de Aquaman (2018), apontado como uma grata surpresa ao Universo Estendido DC (DCEU, da sigla em inglês), uma continuação da história de Arthur Curry, vivido pelo ator Jason Momoa, finalmente ganhará as telonas nesta quarta-feira (20). Enquanto o primeiro longa-metragem foi puxado pelo nome já consolidado de James Wan na direção, o mesmo responsável por Invocação do Mal (2013), Aquaman 2: O Reino Perdido vem sem muito fôlego, apenas para tentar aplacar os prejuízos desta que é a última cartada do falido projeto do DCEU.

Com Wan retornando na direção, a produção é a despedida de Momoa no papel com o qual ele conseguiu projetar a carreira a um patamar mais alto, bem como ocorreu com Henry Cavill, o Superman, e Gal Gadot, a Mulher-Maravilha. Em comum, todos os três serão, em breve, página virada na condução desses personagens, haja visto que um novo universo compartilhado dos super heróis da DC Comics no cinema e no streaming está sendo planejado para os próximos dez anos, começando em 2025, com Superman: Legacy, onde uma leva de atores mais jovens devem assumir tais papéis.

A história do “rei dos mares” permeia o imaginário de muita gente, mas não custa relembrar. Ele é filho de um pescador com a rainha de uma civilização subaquática, o reino de Atlântida. Quando algumas habilidades começam a se manifestar, ele é chamado a proteger o lar herdado pela família das profundezas. Em O Reino Perdido, o protetor real aparece mais maduro, tendo que se dividir entre a governança de milhares de indivíduos e espécies e os afazeres com o filho recém-nascido. Apesar disso, o senso de humor e as piadas permanecem e dão o tom de alívio cômico do personagem.

Agora, o equilíbrio de Atlântida é ameaçado por Arraia Negra, interpretado por Yahya Abdul-Mateen II. Ele encontra o Tridente Negro, artefato que carrega consigo um poder de destruição sem precedentes e o vilão pretende usá-lo para exterminar Aquaman. Com a missão de impedir a execução da civilização submersa, o herói precisa unir os Sete Reinos contra a nova ameaça enquanto protege seus familiares. O primeiro passo da batalha é tirar o ambicioso Rei Orm (Patrick Wilson) da prisão, para que, juntos, possam encontrar respostas sobre os antigos segredos da mitologia dos ancestrais de Atlântida e maneiras de neutralizar o poder do Tridente. Vale lembrar que Orm, também chamado de Mestre dos Oceanos, meio irmão de Arthur, foi o antagonista do primeiro filme.

A nova produção marca o retorno de figuras já conhecidas do público, como Nicole Kidman, intérprete da rainha Atlanna, mãe de protagonista; Dolph Lundgren, o Rei Nereus; e Amber Heard, a Mera. Pilou Asbaek e Indya Moore compõem as adições a este time. Uma ausência sentida é a do astro Willem Dafoe. Responsável por encarnar o conselheiro Vulko no primeiro longa, ele não está presente no segundo por conflitos de agenda.

Polêmicas

Além de ser um filme com peso muito aquém do primeiro, vários escândalos e refilmagens marcaram a produção de Aquaman 2. O fato de maior repercussão foi a acusação mútua de difamação que Amber Heard e o então marido, o ator Johnny Depp, fizeram um contra o outro. O julgamento se arrastou por semanas e culminou com a condenação de Heard. Não demorou para que os fãs fossem às redes sociais para pedir a saída da atriz do projeto. Entretanto, àquela altura, as gravações já estavam finalizadas. Além disso, segundo a imprensa internacional, o filme passou por cerca de três rodadas de refilmagens, o que justificaria, inclusive, a demora para a divulgação do trailer oficial, disponibilizado somente em setembro último, o que é bastante prejudicial para a divulgação do filme. O motivo das novas mudanças, ainda de acordo com a imprensa estrangeira, seria o fato de que algumas pessoas chegaram a deixar exibições utilizadas como testes de audiência.

Mesmo com todos esses problemas respingando consideravelmente na obra, James Wan dirigiu o primeiro filme com uma qualidade ímpar, especialmente no quesito de efeitos especiais. Agora, resta saber se o público está disposto a dar adeus a este Aquaman.

mais

NOVA CHANCE

Embora este seja o fim do Aquaman como conhecemos, Jason Momoa pode continuar no novo Universo Cinematográfico da DC. Rumores indicam que ele deve interpretar o vilão Lobo em produções futuras. Em vídeo compartilhado nas redes sociais em janeiro deste ano, ele afirmou ter “grandes novidades”, embora não pudesse comentá-las na ocasião. Na filmagem, ele agradece a Peter Safran e James Gunn, as novas mentes por trás deste novo universo. Será que vem aí?

ASSISTA AO TRAILER:

Aquaman 2: O Reino Perdido
Estreia nesta quarta-feira (20) nos cinemas
Duração: 2h

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES