O cantor e compositor Chico César chega a Fortaleza (CE) para uma apresentação no próximo dia 8, na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Autor de sucessos como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Deus Me Proteja”, o paraibano se apresenta na Gare, com acessibilidade em Libras, em uma programação que integra o 13º Congresso GIFE, maior encontro sobre filantropia institucionalizada da América Latina.
“Vestido de Amor” é o nome do show que irá trazer canções do álbum homônimo, o mais recente da carreira do artista, lançado em 2022. Nesta obra, Chico César celebra seu encontro e admiração pela África, com onze faixas que vão do forró ao reggae jamaicano, passando pelo calipso, rumba zairense, coco e rock.
Reconhecido não só pelas suas letras mas também por ser um melodista eclético, que absorve múltiplas referências e linguagens musicais, o paraibano de Catolé do Rocha aposta na profusão de ritmos e encontros dentro de uma proposta pan-africanista, tanto que o próprio álbum foi o primeiro de Chico totalmente produzido no exterior. O disco conta com as ilustres participações de Salif Keita e Ray Lema, dois grandes nomes da música africana. Além destas composições, o público também poderá ouvir clássicos dos 35 anos de sua trajetória.
Antes de Chico César, sobe ao palco do Congresso — promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que há 30 anos atua pelo fortalecimento do Investimento Social Privado (ISP) — o cearense DJ Nego Célio. Ele apresenta a discotecagem “Salada Sonora Brasileira”, um projeto que contempla uma diversidade de ritmos e gêneros nacionais, indo do samba rock ao forró e contemplando também a música nordestina e ancestral.
Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente no Sympla da Estação das Artes, a partir das 14h do dia 30/04 (quarta-feira). Serão distribuídos 1.500 ingressos por meio do Sympla (um por CPF) e haverá, ainda, a garantia de entrada para mais 500 pessoas, por ordem de chegada, no dia do evento, a partir das 18h. O acesso à Estação das Artes só será permitido até 21h.
Na ocasião, o público será incentivado a doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal) destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Programação cultural integra 13º Congresso GIFE
O show de Chico César é a principal atração cultural do 13º Congresso GIFE, que pela primeira vez após 15 anos acontece fora de São Paulo. O encontro, referência no universo do Investimento Social Privado, ocorre em Fortaleza, entre os próximos dias 7 e 9, com o tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”. Para esta edição do encontro, são esperados mais de mil participantes, entre especialistas e lideranças do setor, além de organizações da sociedade civil e representantes do poder público. O objetivo do Congresso é avançar em soluções para o enfrentamento às desigualdades.
Fortaleza foi escolhida para sediar o encontro por ter uma pujante rede articulada de investidores sociais privados. Além disso, o Nordeste vivencia o crescimento do ISP por meio de organizações estruturadas e iniciativas transformadoras, configurando-se como região propícia à ampliação de parcerias e ações que contribuam com a redução das desigualdades no país.
O GIFE mobiliza 170 instituições associadas que investem e/ou executam iniciativas e projetos de interesse público voltados à redução das desigualdades, geração de renda e oportunidades, justiça climática, sustentabilidade, equidade racial e de gênero, educação, saúde e apoio à juventude, entre outros temas.
Serviço
Show “Vestido de Amor” de Chico César, na Estação das Artes — 13º Congresso GIFE
Data: 8 de maio
Horário: 18h às 22h
Abertura do show: Discotecagem “Salada Sonora Brasileira”, com DJ Nego Célio
Classificação indicativa: 18 anos
Formas de acesso:
> Lote no Sympla (1.500 ingressos)
Retirada gratuita e on-line, dia 30.4, às 14h + Doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal. Link de acesso: https://www.sympla.com.br/
> Entrada social (500 vagas)
A fim de garantir o acesso para todos os públicos, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou que não tenham acesso à informação pela internet, serão liberadas gratuitamente mais 500 vagas, além das 1.500 distribuídas via sympla.
A entrada dessas 500 pessoas acontecerá de forma gratuita, por ordem de chegada, a partir de 18h do dia 08.05 (quinta-feira), via portão principal da Estação das Artes.
O acesso à programação só será permitido até 21h.