Em parceria com o Cine Ceará e a Cinemateca Brasileira, o Cineteatro São Luiz exibe “Amazonas, maior rio do mundo”, documentário brasileiro recuperado pela Cinemateca, dirigido por Silvino Santos, em 1918. A exibição será acompanhada do pianista Neto Ferreira, dia 22 de dezembro (sexta-feira), às 19h, encerrando a programação do ano no Cineteatro São Luiz com a Sessão Polytheama Especial, dedicada a homenagear o cinema mudo mundial.
O documentário, até então desaparecido de Silvino Santos, é um passeio sobre o rio Amazonas, as regiões que percorre, seus afluentes, confluentes, sua flora, fauna, seus habitantes – incluindo algumas das primeiras imagens em movimento conhecidas do povo indígena Uitoto – e sequências mais longas mostrando as indústrias extrativas da região: borracha, castanha-do-pará, madeira, pesca e até mesmo as penas de garça.
A exibição da película será acompanhada de música ao vivo, com o pianista Neto Ferreira, em uma alusão às antigas sessões de cinema mudo, relembrando inclusive o histórico Cine Polytheama. A faixa de programação do Cineteatro São Luiz recebeu o mesmo nome de seu antecessor. “A faixa foi criada por nós em 2019, como uma homenagem ao antigo Cine Polytheama, que funcionava no local onde hoje se encontra o São Luiz. Demolido em 1938 para dar lugar ao Cineteatro, o Cine Polytheama foi inaugurado em 1911, se notabilizando por ser o único cinema da cidade, à pedido de uma parcela do público fortalezense, que continuou a exibir apenas filmes mudos após o advento do cinema sonoro”, pontua Duarte Dias, curador e programador de cinema do São Luiz.
Serviço:
Sessão Polytheama – Especial | “Amazonas, o maior rio do mundo” – Exibição com música – Pianista Neto Ferreira
Data: 22 de dezembro de 2023 | Horário: 19h
Local: Cineteatro São Luiz – R. Major Facundo, 500, Centro
Classificação Indicativa: Livre
Entrada: Gratuita