Cineteatro São Luiz homenageia os 75 anos do cineasta Pedro Almodóvar em uma mostra cinematográfica com seis dos filmes mais icônicos do espanhol. Com acesso gratuito, agenda começa nesta quarta (7) e segue até segunda (12)
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Diretor, roteirista, produtor e, acima de tudo, um visionário. Assim pode-se conceituar o icônico cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Com uma carreira única, ele conseguiu imprimir um estilo bastante peculiar de fazer cinema, além de ajudar a construir os moldes do cinema espanhol e, indo além, fazendo o resto do mundo olhar para o que se produz por lá com mais atenção. Seus romances, dramas latentes e personagens emblemáticos serão celebrados, a partir desta semana, na tela grande do Cineteatro São Luiz, equipamento situado na Praça do Ferreira, no Centro da Cidade.
A mostra “Perfil de Cinema – Almodóvar” entra na programação do espaço a partir desta quarta-feira (7) e vai até a segunda de Carnaval (12), sendo, inclusive, uma opção de programação cultural fora do roteiro convencional, para quem não quer pular a folia na rua. O acesso será gratuito, basta apresentar documento de identificação com foto na recepção do Cineteatro, não sendo necessária a retirada de ingresso. A depender da classificação indicativa do filme, será preciso estar acompanhado de adulto responsável.
Foram selecionados seis longas-metragens lançados em um período de 12 anos de carreira do realizador audiovisual – 1997 a 2009. Este intervalo rendeu alguns dos títulos mais famosos do homenageado, incluindo dois Oscar, dois Globo de Ouro e três BAFTA, além de três prêmios no Festival de Cannes.
A mostra foi pensada em homenagem aos 75 anos de Almodóvar, completados em setembro de 2024. “Pedro Almodóvar dispensa apresentações, sendo um dos mais importantes cineastas da atualidade, com uma assinatura muito própria, autoral e reconhecível, algo cada vez mais difícil de encontrar nas artes em geral”, exalta Duarte Dias, programador e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. O conjunto de obras selecionadas, segundo ele, destaca justamente as particularidades do cineasta. “Servirão tanto como uma saborosa retrospectiva para quem já acompanha a trajetória do cineasta espanhol, como uma impactante iniciação para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir aos seus filmes”, destaca.
A mostra será encabeçada pelo longa Carne Trêmula, de 1997. Protagonizado por Javier Bardem, o longa é ambientado na Madrid dos anos 1970. Nele, uma prostituta tem um filho em ônibus, enquanto estava a caminho da maternidade. Ela dá a luz a Victor Após vinte anos, o rapaz está começando a vida adulta e tenta se encontrar com Elena, desconhecida com quem, uma semana antes, teve um fugaz encontro.
Considerado por muitos fãs um dos melhores filmes do cineasta, Tudo Sobre Minha Mãe (1999) será exibido na sequência. Responsável pela segunda indicação ao Oscar na carreira do espanhol, o filme acompanha uma mãe em luto pela morte do filho. No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe, Manuela, um ingresso para a nova montagem da peça Um bonde chamado desejo, estrelada por Huma Rojo. Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, o espectador é atropelado e morre. A mãe resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado, a freira Rosa, vivida pela atriz Penélope Cruz, e a própria Huma Rojo.
Além destes, entram em cartaz: Fale com Ela (2002), Má Educação (2004), Volver (2006), com Penélope Cruz como protagonista, e Abraços Partidos (2009). Para saber da programação completa, é preciso solicitar pelos canais de comunicação do equipamento (direct nas redes sociais ou Whatsapp: 85 9733-8831).
Serviço
Perfil de Cinema – Almodóvar
De quarta-feira (7) a segunda-feira (12)
No Cineteatro São Luiz (Endereço: R. Major Facundo, 500 – Centro)
Acesso gratuito