Um suposto caso de intolerância religiosa envolvendo a cantora Claudia Leitte continua a gerar repercussão, desta vez com indícios de um possível afastamento entre ela e Ivete Sangalo, dois dos maiores nomes do axé. As duas artistas deixaram de se seguir no Instagram, semanas após a polêmica ganhar força nas redes sociais.
A informação, apurada pelo F5, revela que, embora Claudia ainda siga Ivete no “X” (antigo Twitter), Ivete não segue mais a colega, enquanto continua a seguir outros artistas do gênero. O fato evidencia um distanciamento entre as cantoras, tradicionalmente ligadas à cultura afro-brasileira, da qual o axé é parte integrante.
Claudia Leitte tem sido criticada pela alteração de um trecho da música “Caranguejo”. Em um show recente, ela substituiu o verso “saudando a rainha Iemanjá”, orixá das religiões de matriz africana, por “eu canto meu rei Yeshua”, referência a Jesus em hebraico. A mudança gerou acusações de intolerância religiosa e racismo religioso, inclusive por parte do secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho.
Ivete Sangalo, por sua vez, chegou a curtir um comentário de Tourinho criticando a atitude de Claudia, mas logo em seguida retirou a curtida. A ação foi interpretada por muitos como um sinal de desaprovação à atitude da colega.