A região sul do litoral baiano é uma imensidão de areia branca, coqueirais, sol forte, brisa constante, muitas piscinas naturais, rios e o vai e vem de baleias jubarte e tartarugas.
Uma boa porção desta região ainda mantém o aspecto selvagem que os exploradores portugueses encontraram ao aportar no Brasil, em 1500. A porta de entrada da “Costa do Descobrimento” é a agitada Porto Seguro, onde fica o aeroporto da região, e se estende por 77 quilômetros até Trancoso, passando ainda pela charmosa Arraial D’Ajuda.
E é nesse recanto que a rede de hotelaria de luxo francesa Club Med instalou o seu primeiro resort all inclusive no Brasil. O hotel foi construído no alto de uma falésia acessível por trilha, é um oásis para quem quer relaxar e facilmente acessível para quem quiser curtir o melhor da vila de Trancoso, como por exemplo, o os restaurantes Jacaré do Brasil e El Gordo.
Além do charmoso Village de bangalôs, o Club Med Trancoso é um dos melhores locais para a prática de golfe no Brasil e tem parceria com o Terravista Golf Course, a âncora de um mega empreendimento imobiliário e turístico com mais de 70 hectares divididos entre campo de golfe, áreas comerciais, hoteleiras e residenciais (com os bangalôs que caracterizam a região), área de preservação ambiental e até pista de pouso para aeronaves executivas.
O Spa Cinq Mondes au Club Med é outra grande atração do resort e oferece os melhores tratamentos para quem quer se cuidar. E para os casais, além das cabines para tratamento em dupla, é possível curtir o spa sem se preocupar com as crianças: o Petit Club Med oferece uma série de atividades recreativas com profissionais especializados para crianças a partir de dois anos.
O Club Med oferece ainda serviços opcionais como transfer com empresas parceiras, tanto de carro quanto travessia de balsa pelo rio Buranhém, para chegar a Porto Seguro, e customização prévia do pacote na sua página na internet.
A melhor época para conhecer a região é o verão, quando as águas ficam mais quentes e ainda dá para incluir uma esticada no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. De julho a novembro, é comum avistar baleias Jubarte nadando próximo à costa. A melhor forma de acessar é via Porto Seguro, que possui aeroporto. Salvador está a cerca de 600 km.