A exposição “Contrapontos Visuais” marca uma nova fase para o coletivo Kraft, que celebra cinco anos de existência com nova formação e curadoria assinada pelos artistas Cardoso Júnior e Ana Débora Pessoa. O grupo, composto por Aline Basso, Ana Débora Pessoa, Cardoso Júnior, Jeová Siebra, Lia Sanders, Marcos Oriá, Patricia Limaverde e Paola Torres, apresenta uma série de obras que transitam entre pintura, escultura, gravura, instalação, colagem, poesia e música.
A diversidade técnica e estilística, longe de fragmentar a mostra, propõe conexões entre temas como memórias pessoais e coletivas, relações interpessoais e natureza. “Cada artista traz uma narrativa visual única, mas o conjunto forma um vibrante contraponto estético que reflete a convivência entre diferentes perspectivas”, explicam os curadores. A exposição convida o público a percorrer uma jornada sensorial, onde cores, formas e texturas se confrontam e se harmonizam, promovendo reflexões sobre o papel da arte em tempos de transformação.
Desde sua fundação em 2019, o Kraft Atelier Coletivo e Espaço Cultural, localizado no bairro Meireles, em Fortaleza, tem se destacado como um núcleo de experimentação artística. O espaço valoriza a diversidade de vozes e trajetórias, incentivando a superação de limites criativos. Mais do que um centro de produção artística, o Kraft se consolida como um espaço de diálogo, colaboração e reinvenção.
Além da exposição, o coletivo promove uma visita mediada no próximo sábado, 30 de novembro, às 10h, conduzida pelos curadores Cardoso Júnior e Ana Débora Pessoa, ao lado da artista e professora Aline Basso. O evento é uma oportunidade para o público aprofundar sua compreensão sobre as obras e o processo criativo dos artistas. A mostra segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste até 17 de dezembro, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição Kraft: Contrapontos Visuais, com os artistas Aline Basso, Ana Débora Pessoa, Cardoso Júnior, Jeová Siebra, Lia Sanders, Marcos Oriá, Patricia Limaverde e Paola Torres
Em cartaz até dia 17 de dezembro de 2024
Centro Cultural Banco do Nordeste. Rua Conde D’Eu, 560 – Centro.
Visitação de terça a sábado, das 9 às 17 horas.
Gratuita, acessível e classificação livre