Com Gabi Nunes e Sambomja, Mercado AlimentaCE lança projeto “Samba, Sabor e Chope” neste domingo

Na cadência do samba, o final de janeiro traz novidades ao Mercado AlimentaCE. Neste domingo (26), o espaço estreia o projeto “Samba, Sabor e Chope”, que promove a união de música, expositores gastronômicos de bairros de Fortaleza e chopes cearenses a preços promocionais.  A apresentação de estreia será da artista Gabi Nunes e do grupo Sambomja, animando o público das 12h às 15h. Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, o Mercado é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

“Nestes quase três anos de Mercado AlimentaCE, a gente mostra que todo batuque e acorde, dialoga com o modo de viver – e comer – do cearense. Em janeiro e fevereiro, viveremos o equipamento em sua essência de fomentar os territórios da cidade, com uma expressão, aos domingos, em Samba, Sabor e Chope”, explica Flor Viana, coordenadora de Programação e Projetos Especiais do Mercado. De acordo com ela, um grupo de samba consagrado no centro, recebe os sambas consagrados na cidade toda, cada um em seu território, em uma festa em roda para celebrar esse ritmo.

“Junto com os grupos, convidamos expositores dos mesmos territórios das bandas, para trazer seus saberes em cultura alimentar e gastronomia com arremate de promoções de chopes cearenses, garantindo a combinação de domingo”, afirma.

Gabi Nunes e Sambomja

Criada em ambiente musical, Gabi Nunes começou a cantar nas rodas de samba e choro da casa do avô, Guilardo Nunes, ex-sanfoneiro da Orquestra Sanfônica de Fortaleza. A paixão pelo gênero a levou das reuniões familiares para palcos maiores. Hoje, comanda o projeto Gabi no Quintal, que celebra a cultura de fundo de quintal e movimenta a cena musical da cidade.

E o grupo Sambomja, nascido do Grande Bom Jardim, se une a essa roda no Mercado. O grupo traz consigo a perspectiva de descentralizar as rodas de samba, homenageando grandes nomes do samba raiz, sobretudo das mulheres pretas.

Gastronomia

Para acompanhar as atrações, o Mercado AlimentaCE recebe o grupo gastronômico “Tempero de Raiz”, também do Grande Bom Jardim. O grupo valoriza a gastronomia ancestral como forma de resistência e luta. Os pratos, tradicionais das oferendas a guias, caboclos, pretos velhos e orixás, são compartilhados com o público, fortalecendo a economia das mulheres de terreiro. O cardápio inclui feijoada, baião de dois com vatapá e paçoca, rabada, bolos, munguzá e aluá, bebida tradicional feita com pão, gengibre, cravo, erva-doce e rapadura, além de água e refrigerante.

Além disso, o Chegue Bar, um dos restaurantes da ocupação temporária do Mercado, oferece promoções em chopes artesanais cearenses. Neste domingo, o Brut IPA e Tripel estarão em oferta, de R$ 14,00 por R$ 10,00.

O Samba, Sabor e Chope continua nos próximos domingos, com as atrações Grupo Dom 71, tradicional no Samba do Zé Bezerra, Samba Kanjerê, Samba da Theresa, Mais Melanina Dipas e Samba De Pai Pra Filha.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Serviço

Samba, Sabor e Chope – Gabi Nunes e Sambomja
26/01/2025 | DOM| 12h às 15h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre.
Horário de de funcionamento do espaço: 10h às 15h

Mercado recebe Grupo Gastronômico  ‘Tempero de Raiz’
26/01/2025 | DOM| 10h às 15h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre.

Feira Agroecológica
26/01/205 | DOM|  10h às 15h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>