A CasaCor Ceará 2022 abre suas portas hoje trazendo o melhor da arquitetura, decoração e paisagismo cearense. Tendo por tema “Infinito Particular”, artistas cearenses buscam retratar as necessidades de bem morar em uma era de reconexão e subjetividade
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Quando se vive tempos difíceis, a primeira busca é por reconexão. E entendendo a necessidade quase que geral de aconchego, a CasaCor Ceará 2022 traz no tema nacional “Infinito Particular” o desejo do público em bem viver. Dos dias 11 de outubro a 27 de novembro, o número 901 da avenida Rui Barbosa, no Meireles, trará aos olhos do consumidor 4 mil metros quadrados de arquitetura, design de interiores e paisagismo vanguardista.
“A CasaCor Ceará já havia retornado ao presencial, no ano passado, mas com restrições. Esse é o primeiro ano, após o período mais crítico da pandemia, que conseguimos abrir sem impedimento de visitação”, afirma Neuma Figueirêdo, diretora do evento.
Dos 32 ambientes, alguns são destinados ao entretenimento do público, como café, bar e restaurante, além de uma programação completa de eventos paralelos para entreter os visitantes, desde atrações musicais a degustações e aulas de gastronomia. Outro diferencial é a loja Ceará Tem Design, concebida pelas arquitetas Natália Benevides e Manoella Linhares, em parceria com a Associação Ceará Design, a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae. “É a primeira loja física dentro da CasaCor Ceará focada nos produtos de designers cearenses”, compartilha Neuma.
Os olhares singulares de designers cearenses reconhecidos internacionalmente são amparados por pesquisas de tendências que focam no bem-estar físico, mental e espiritual, convidando o visitante a refletir sobre a necessidade de harmonia, equilíbrio e conforto. “Uma gama de profissionais já está abrindo pontes de comercialização das suas peças em todo o País e em alguns países do mundo”, diz a diretora do evento.
A curadoria é de Lívia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz. Além de quatro estudantes da área, 47 profissionais assinam os espaços, como Érico Monteiro, Anik Mourão, Rosalinda Pinheiro, André Monte, Victo Alves Braga e Sophia Romcy.
A edição deste ano também vai homenagear, inclusive com ambientes com seus nomes, as trajetórias profissionais de Vilmar Ferreira, fundador e presidente do Grupo Aço Cearense, e de Ana Lúcia Mota, diretora da Cerbras. Também é neste ano a comemoração dos 35 anos de criação da CasaCor no Brasil, maior experiência do viver das Américas.
Serviço
CasaCor Ceará 2022 – 23ª Edição
De 11 de outubro a 27 de novembro
Na avenida Rui Barbosa, 901, Meireles
Ingressos: casacor.abril.com.br/mostras/ceara
Informações: Instagram @casacorceara