O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia o mês de fevereiro trazendo uma ampla programação, com atrações em múltiplas linguagens para públicos diversos, grande parte dela gratuita ou com preços acessíveis.
Pré-Carnaval
O começo do mês será marcado pela folia. Nas duas primeiras quinta-feiras do mês, às 20h, o Espaço Rogaciano Leite Filho sedia o retorno do aguardado e tradicional Pré-Carnaval Chão da Praça comandado pela banda Os Transacionais. A ocasião marca a 8ª edição do bloco, que teve a sua última apresentação em 2020, antes da pandemia.
Já no dia 4, a partir das 17h, o Espaço Rogaciano Leite Filho recebe o Pré-Carnaval Tambores Carnavalescos 2024, com a Caravana Cultural.
Espetáculos Cênicos
Não faltam atrações para quem não perde um bom espetáculo. As temporadas de projetos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa seguem trazendo espetáculos de teatro, dança e performances e, de quarta a domingo, com apresentações a preços acessíveis. No dia 3, o comediante Moisés Loureiro apresenta “Não Vote Em Mim”. Já nos dias 17, 18, 24 e 25 (sábados e domingos), a companhia Harpia de Teatro apresenta “O Mundo Incompleto de Maria”.
Planetário
O Planetário Rubens de Azevedo segue com quatro sessões lúdicas de quinta a domingo, trazendo novidades para este mês, com destaque para a sessão infantil “Sessão Kaluoka’Hina – O Recife Encantado”, nestes dias, sempre às 18h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/
Também tem programação gratuita, sempre aos finais de semana de fevereiro, no sábado às 16h, com o “Música nas Estrelas” apresentando encantadoras projeções acompanhadas de trilhas musicais. Já no domingo, também às 16h, as sessões de “Arte Nas Estrelas”. São distribuídos 50 acessos uma hora antes, na bilheteria do Planetário, no dia de cada sessão.
E no dia 15 de fevereiro, das 19h às 21h, no “Noite das Estrelas”, um telescópio especial é disponibilizado ao público para observação astronômica gratuita, por ordem de chegada. A observação fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.
Cinema
Além de estreias semanais, até 7 de fevereiro, o Cinema do Dragão sedia a décima edição da Retroexpectativa, que conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Embaixada da França no Brasil e Institut Français. A mostra traz filmes aclamados pela crítica e pelo público, títulos destacados pela curadoria, clássicos e inéditos no Ceará, além de debates e Ciclo Formativo.
Museus
A boa pedida para quem gosta de artes visuais é visitar os Museus do Dragão, que seguem com exposições gratuitas de quarta a domingo. “Festa, Baia, Gira e Cura”, de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), encerrará no dia 14.
A partir do dia 28, entra em cartaz no MCC “Patrimônios, memórias, artes e ofícios”, uma exposição em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Apresentando os mais de 20 anos de atuação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no campo da educação patrimonial, traz um recorte da produção dos alunos e alunas que passaram pelas formações do equipamento nas áreas de Conservação e restauro e Ofícios tradicionais (Bordado, Gravura e Prataria Artesanal). A mostra conta também com registros do projeto Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias nas edições 2022 e 2023.
Também no MCC, o público pode conferir a exposição de longa duração “Vaqueiros”. A exposição etnográfica tem curadoria de Margarita Hernandez e resulta de pesquisa coordenada pela historiadora Valéria Laena no período de 1998-1999, com equipe multidisciplinar formada por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos em expedição pelo sertão cearense. Nela, encontram-se elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que, tradicionalmente, compreende-se como cultura sertaneja.
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) se prepara para receber nova exposição com previsão de abertura em março.
As visitações podem ser feitas gratuitamente de quarta a sexta das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.
Programação infantil
Além do Brincando e Pintando no Dragão, sempre aos domingos, a partir das 16h, na Praça Verde, o programa Dragão Encantado traz, nos dias 18 e 25, a contação de “Histórias de Bichos e Gentes Para Miúdos e Graúdos”, de Patrícia Bezerra.
Múltiplas Linguagens
Tem ainda feirinha, batalhas de rima e danças urbanas e muito mais. Mais informações e novidades podem ser conferidas a cada semana, no site www.dragaodomar.org.br.