Com show de Ney Matogrosso, Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra 25 anos reunindo artistas, mestres e tradições

Com show de Ney Matogrosso, Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra 25 anos reunindo artistas, mestres e tradições do Cariri e centro-sul cearense. Este ano, o tema dos Museus Orgânicos ressalta a candidatura da Chapada do Araripe à chancela da Unesco. Show de Ney Matogrosso é um dos pontos altos do evento

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Vinte e cinco anos não são 25 dias, especialmente quando se fala da longevidade de eventos culturais. Por isso, a Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra seu primeiro quarto de século desta quinta-feira (22) até domingo (25), com uma programação diversificada que reflete a rica tradição cultural da região. O evento ocorre no Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul cearense, Iguatu, Icó, Orós e Umari, com apresentações artísticas, exposições e inaugurações que reforçam a importância do intercâmbio cultural e da preservação das tradições locais.

Desde sua criação, a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem desempenhado um papel crucial na difusão e valorização das manifestações artísticas da região. Para Luiz Fernando Bittencourt, presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, a importância da Mostra é inegável. “Este ano celebramos 25 anos da Mostra e isso nos enche de alegria em saber que hoje o evento é um dos principais encontros culturais do País, onde tanto o público quanto os artistas podem trocar múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural”.

Imagem Do WhatsApp De 2024 08 19 à(s) 14.28.49_45027aa4
Ney Matogrosso. (Foto: Divulgação)

Shows com propósito social

Em 2024, o evento contará com a participação de 1.765 artistas, distribuídos em 253 grupos, que apresentarão 309 ações culturais nas áreas de artes cênicas, visuais, música, literatura, e mais. Entre elas, Ney Matogrosso se apresenta no sábado (24) no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato. O show faz parte do projeto Bloco na Rua e contará com apresentação do sanfoneiro caririense Fábio Carneirinho.

Alemberg Quindins, idealizador da Mostra, explica que o show do ícone da MPB será a única atração paga da Mostra, com parte do valor destinado ao Mesa Brasil, programa do Sesc que capta alimentos para instituições que cuidam de pessoas em vulnerabilidade. “Ao invés do público chegar ao show com um saco de alimento na mão, pegando uma fila, a gente procurou facilitar, criando um ingresso solidário. E parte desse dinheiro vai chegar nas mãos das pessoas da mesma forma, através das instituições sociais filantrópicas da região”, afirma.

Patrimônio caririense

O tema central da Mostra deste ano está relacionado à candidatura da Bacia Cultural Sócio-Biodiversa da Chapada do Araripe à chancela de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco. “A Chapada do Araripe já foi chancelada como a primeira paisagem cultural do estado do Ceará. A gente conseguiu esse passo. Agora vamos tentar a nível nacional e entrar na lista nacional de patrimônio da humanidade na Unesco, em Paris”, explica ainda Alemberg.

A edição deste ano também marca a inauguração do Museu Casa de Mestre Aldenir, dedicado ao guardião do Reisado Reis de Congo, José Aldenir Aguiar, conhecido como Mestre Aldenir. Este museu faz parte da rede de Museus Orgânicos do Sesc, que homenageia mestres da cultura e valoriza a memória afetiva das tradições locais. Segundo Henrique Javi, superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio Ceará, “homenagear os Museus Orgânicos é também evidenciar todo o trabalho que o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, vem realizando no Cariri nas áreas da cultura e do turismo social. É um reconhecimento às manifestações artísticas do Ceará e ao talento dos mestres e artistas”.

Festival Mistura Senac

Além das atrações artísticas, a Mostra contará com o Festival Mistura Senac, que promoverá uma integração entre moda, gastronomia, turismo, saúde e beleza. O evento acontecerá em Juazeiro do Norte na quinta (22) e sexta-feira (23) e trará, entre suas principais atrações, uma aula-show com o chef Thiago Castanho, referência na culinária amazônica.

Também acontecerão quatro desfiles que mostrarão o potencial criativo da moda cearense, com foco especial nos trabalhos dos projetos integradores desenvolvidos por professores e alunos do Senac Ceará, como a coleção Alvorecer, desenvolvida no Senac Sobral, e a coleção Alquimia, um projeto colaborativo desenvolvido pelos finalistas do concurso Jovens Criadores de Moda 2024 do Senac Ceará e o estilista Ivanildo Nunes. A estilista Marina Bitu também trará a coleção Cariri: o início e o fim, inspirada na obra de Sérvulo Esmeraldo e desfilada no São Paulo Fashion Week deste ano.

Serviço

Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 22 a 25 de agosto de 2024 em várias cidades do Cariri
Programação completa no site mostrasescdeculturas.com.br

Show de Ney Matogrosso

Sábado, 24 de agosto, às 19h
Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, Crato
Ingressos no Sympla a partir de R$ 20, mais taxas

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES