O Cine Ceará, um dos festivais de cinema mais longevos do Brasil, chega na 34ª edição este ano. Com uma programação totalmente gratuita, evento oferece ao público mostras, exibições especiais, debates, homenagens, oficina, entre outras atividades
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A sétima arte irá tomar a capital cearense. De hoje (9) a (15) de novembro ocorre em Fortaleza a 34ª edição do Cine Ceará – Festival Ibérico Americano de Cinema. Com acesso gratuito, o evento exibirá 15 longas e 32 curtas-metragens em mostras competitivas e não-competitivas, com exibições no Cineteatro São Luiz, na CAIXA Cultural Fortaleza e na plataforma Itaú Cultural Play. Além disso, todos os dias, na Praça do Ferreira, haverá o “Cinema na Praça”, com apresentação de outras obras audiovisuais ao ar livre. O festival homenageia, ainda, os aristas cearenses Rodger Rogério e Gero Camilo, além da Universidade Federal do Ceará (UFC).
“O diferencial dessa 34ª edição é a sua abrangência e a duração, pois começamos neste sábado 9 de novembro e continuamos além da premiação no dia 15, pois faremos uma itinerância com exibições de longas e curtas-metragens nas cidades de Canindé, Caucaia, Itaitinga, Tabuleiro do Norte, Guaramiranga, Pecém, Nova Jaguaribara, Iguatu, Maracanaú e Icó, que só terminam no dia 22 de fevereiro próximo”, discorre Margarita Hernández, diretora de programação do festival.
Mostras
Nesta edição, sete mostras proporcionam ao público fortalezense o melhor da produção audiovisual da América Latina, do Brasil e do Ceará. São elas: Mostra Competitiva Ibero-Americana De Longa-Metragem, voltada a películas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha; Mostra Competitiva Brasileira De Curta-Metragem, direcionada a filmes de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos; Mostra Olhar do Ceará, aberta a produtoras ou diretores cearenses, residentes ou não no Ceará; Mostra Cine Ceará, que exibe filmes que estão no 34º Cine Ceará através do streaming Itaú Cultural Play; Mostras Sociais: Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, que exibem filmes acerca da diferentes realidades sociais; além de exibições especiais.
Assim como nas edições anteriores, a curadoria do festival privilegia novos trabalhos. “O Cine Ceará trabalha com curadorias independentes para longas ibero-americanos, curtas brasileiros e a mostra Olhar do Ceará. Os profissionais fazem suas escolhas baseados na excelência artística das obras, mas atentando também para critérios que são de interesse do festival, tais como a diversidade de estados brasileiros na seleção dos curtas e de países na seleção dos longas, além da representação de 30% de mulheres na direção dos filmes. Produções que abordam a inclusão racial e a diversidade de gênero também têm a nossa atenção”, afirma Margarida.
Homenageados
Os dois multiartistas cearenses Rodger Rogério e Gero Camilo, além da Universidade Federal do Ceará (UFC) – considerada uma das melhores universidades das regiões Norte e Nordeste -, são os grandes homenageados da 34ª edição do Cine Ceará. Por seus legados, trabalhos artísticos e importância para o cinema nacional e cearense, os artistas receberão o Troféu Eusélio Oliveira, também concedido à instituição de ensino superior federal.
A honraria será conferida logo na abertura, no dia 9, à Universidade Federal do Ceará, também como homenagem pelos 70 anos de sua fundação, sendo entregue ao reitor da instituição, professor Custódio Almeida. Rodger será agraciado com o troféu no dia 14, no Cineteatro São Luiz. Já Gero receberá o prêmio no dia 15. “Rodger Rogério e Gero Camilo são dois cearenses que dispensam apresentação. Suas carreiras no cinema, teatro e televisão justificam muito estas homenagens”, finaliza Margarida.
serviço
34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
De 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.
Confira a programação completa em: www.cineceara.com
Mais infos: Instagram: @cineceara / Facebook: Festival Cine Ceará