Confira os melhores restaurantes de Fortaleza para aproveitar a primavera

O Tapis Rouge fez uma seleção dos quatro melhores restaurantes ao ar livre para aproveitar o começo da estação e se conectar à natureza

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

“Que el frio se vá y llega la primavera”, já dizia Francisco, el Hombre. É chegada a estação das flores e, apesar do Ceará estar tão próximo da Linha do Equador, é perceptível a floração de diversas plantas – e para os mais poéticos, até de corações.

Para viver o melhor que a primavera pode proporcionar, o Tapis Rouge selecionou quatro restaurantes ao ar livre que trazem os ventos frescos da estação e proporcionam o equilíbrio entre o homem e a natureza.

Café Passeio

O Café Passeio Bar e Restaurante está instalado na Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público. Esta é a mais antiga praça de Fortaleza que, além de vista para o mar, permite aos seus clientes respirarem arte, história e beleza natural de árvores centenárias.

Novo Projeto(4)
O Café Passeio Bar e Restaurante está instalado na Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público. (Foto: Divulgação)

Funcionando há 12 anos, o Café Passeio funciona das 12h30 às 15h30 e recebe, durante a semana, diversos profissionais do Centro da cidade para um almoço mais agradável. Já aos sábados, o público é marcadamente jovem. E aos domingos, virou tradição o almoço em família, sendo que no primeiro domingo de cada mês acontece o Choro na Praça.

Se destacam no cardápio a feijoada, aos sábados e domingos, acompanhada de música instrumental. Também é servido um buffet self-service durante toda a semana, com destaque para o hambúrguer de peixe ao molho de laranja e cajá, iscas de peixe ao panko e a grande variedade de saladas para todos os gostos e restrições. A cerveja é gelada, mas também tem várias opções de drinks, destacando aqui a caipirinha de siriguela e o gin Tanqueray com tônica e hortelã, além dos vinhos chilenos.

Complexo Colosso

O Colosso Fortaleza, complexo de gastronomia e entretenimento, fica localizado na avenida Hermenegildo Sá Cavalcante, sem número, no Edson Queiroz. Com espaço amplo, conta com plantas tão diversificadas que é possível até encontrar as raras vitórias-régias. Possui dois restaurantes: o Zoi, de gastronomia mediterrânea, e a Forneria São Cosme, de gastronomia italiana.

Pppp
Colosso Fortaleza, complexo de gastronomia e entretenimento. (Foto: Divulgação)

O cardápio é focado na criatividade da fusão de ingredientes e influências do mediterrâneo com toques da culinária local. Os clássicos carbonara, polvo com socarrat e o Flat Iron com purê de couve-flor são bastante solicitados pelos clientes. As pizzas, feitas com massa à base de farinha orgânica italiana especialmente importada, fazem parte do menu assinado pelo chef Jaqueson Dichoff, reconhecido como o único brasileiro entre os três melhores pizzaiolos do mundo.

Além de uma gastronomia única, o espaço possui drinks exclusivos, como a margherita, considerada uma das três melhores do mundo. Outro destaque é o Sweet red bubbles e a vasta carta de vinhos, do Velho e do Novo Mundo, para agradar a todos os paladares.

Stilo Mineiro

O restaurante foi fundado por mineiros em 2007, na avenida Manoel Mavignier, 4131, no bairro Lagoa Redonda. Além da tradicional culinária mineira, a casa traz pratos típicos do Ceará, com direito à sombra das palmeiras e coqueiros.

WhatsApp Image 2022 09 19 At 18.14.46
Stilo Mineiro, restaurante foi fundado por mineiros em 2007. (Foto: Divulgação)

O Stilo possui espaço Kids, pesque-pague e loja de conveniência. Os clientes podem chegar às 10h da manhã para pescar e almoçar ou podem contemplar o paradisíaco e romântico pôr do sol à tarde, já se preparando para o jantar.

O estilo rústico da casa combina com a tradicional Costela Suína a Mineira, marinada por 12 horas com tempero especial da casa e assada por quatro horas, acompanhada de macaxeira, feijão tropeiro e arroz branco. O Pargo Frito, peixe vermelho de água salgada, também é muito requisitado e acompanha baião de dois, salada verde e macaxeira.

Tempero do Mangue

O Tempero do Mangue talvez seja o exemplo que mais exemplifica a união entre a natureza e o homem. Funciona na rua Valdir Bezerra, 100, na Sabiaguaba. É aberto aos sábados, domingos e feriados das 11h às 22h.

Novo Projeto(5)
Tempero do Mangue funciona na rua Valdir Bezerra, 100, na Sabiaguaba. (Foto: Divulgação)

Com apresentação de saxofone ao pôr do sol, o lugar já é consagrado como um ambiente natural de conotação romântica. Tanto que vários casamentos são realizados no espaço, aproveitando o visual privilegiado de mar e verde intenso. Além do sax, diversas bandas, de estilos musicais diferentes, se apresentam no local.

Os destaques gastronômicos são o pargo frito, o surpreendente salmão ao molho de morangos e a moqueca de arraia. As bebidas são variadas, entre cervejas especiais e drinks como o Manguezal, de cachaça ouro e melaço de cana, e o Melancita, com gin Bombay e Red Bull de morango. A carta de vinhos contempla desde Chandon e Casal Garcia, queridinhos dos apreciadores, a frisantes e chilenos do Vale Central.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES