Para tornar o domingo de Páscoa com a família ainda mais especial, Tapis Rouge apresenta uma lista com sugestões exclusivas de pratos indicados por grandes estabelecimentos de Fortaleza. Com opções que vão desde pratos tradicionais até criações modernas, as receitas prometem proporcionar uma experiência gastronômica memorável durante a celebração da data festiva
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Sirigado com Souté de camarão, lula e polvo – Pipo
Mesclando o frescor do mar com a potência de insumos provenientes da terra, o Sirigado com Souté de camarão, lula e polvo, presente no cardápio do Pipo Restaurante, se destaca como uma opção sofisticada e cheia de personalidade para o domingo de páscoa. “A maciez do polvo, a delicadeza do sirigado, junto com a suculência do camarão contrastam com a crocância do arroz negro e vegetais”, descreve Pedro Gurjão, proprietário da casa de alta gastronomia. Para a realização do prato, o empresário salienta que é preciso cautela. Os ingredientes devem ser cozinhados separadamente, pois cada elemento do prato possui uma técnica culinária e tempo de cozimento diferentes.
“O camarão é feito em alta temperatura no azeite por três minutos. O sirigado leva cerca de dez min também no azeite, sendo que a temperatura é mais amena e o segredo é regar com um pouco de caldo de peixe no final para manter hidratado. O polvo, dependendo do tamanho, varia entre 20 e 30 minutos em temperatura bem baixa. O segredo dessa proteína é não deixar borbulhar muito o caldo de vegetais onde ele é cozido”, orienta.
Aplicar cocções específicas para cada elemento da receita é o segredo do prato, conforme indica Pipo. “O arroz negro leva uns 20 min e se coloca uma colherinha de manteiga quando estiver quase pronto. Já a abobrinha leva dois minutos na panela antiaderente. Por fim, o tomate-cereja deve ser docinho e cru para dar leveza e crocância”, conclui. “Para harmonizar eu sugiro um Chardonnay amanteigado, aqueles com a cor um pouco mais dourada”, finaliza. (Mais: @piporestaurante no Instagram)
Brioche de coco – Cheiro do Pão
A tradicional e milenar receita de massa de pão misturada com coco ganhou uma versão única em brioche na Cheiro do Pão, padaria capitaneada pelo prestigiado padeiro Brunno Malheiros. “Sua massa leve que derrete na boca nos remete à delicadeza do brioche francês com o toque nordestino do coco fresco, agradando o paladar mais refinado e, ao mesmo tempo, regional”, detalha Brunno. Criada para a Páscoa de 2023 para atender a demanda do típico produto para o período, o brioche da padaria leva em sua receita: “farinha francesa Bagatelle, água, ovos pasteurizados, mel, leite de coco fresco natural (sem conservantes), fermento natural, fermento biológico seco, sal, açúcar, manteiga sem sal, coco fresco ralado”, lista o padeiro. Já o preparo da receita tem início no batimento da massa, após a adição dos ingredientes que possuem uma sequência específica. Devendo ser armazenada durante sete dias em temperatura ambiente, longe de fonte de calor e umidade, ou por 20 dias em ambiente refrigerado a 5°C, o brioche pode ser aquecido na airfryer ou grill, sendo uma ótima opção para ser degustado com um café especial, segundo Bruno. “Por si só, a panificação tem o dom de reunir a família e os amigos ao redor de uma mesa. E, nesta época do ano, tem um significado muito forte”, reflete o padeiro. (Mais: @cheirodopao no Instagram)
Mil Folhas – Gran Marquise
Para além do chocolate, símbolo da Páscoa, outras sobremesas clássicas podem agregar ao cardápio da celebração da Semana Santa, como o Mil-Folhas, doce de origem francesa criado no século XVII. Também chamada de “napoleão” em outros países, como Portugal, a receita, que integra o cardápio de almoço de Páscoa do Hotel Gran Marquise, é feita com finas camadas de massa folhada recheada com um suave creme. Complexa e delicada ao mesmo tempo, sua massa é esticada e dobrada diversas vezes para criar ar entre as camadas ao assar.
Neste ano, além da iguaria, o cardápio do hotel traz clássicos da data com toques contemporâneos da alta gastronomia, em uma seleção que ultrapassa 30 itens. Assinado pelo chef executivo Edilson Araujo, o menu foi desenvolvido para proporcionar uma vivência única e acolhedora. “Reunimos nossa equipe para criar um almoço clássico, mas com belas pinçadas de iguarias da alta gastronomia. Estaremos aqui preparados para oferecer uma bela experiência às famílias que nos prestigiam”, afirma o chef. (Mais: @granmarquise no Instagram)
Lasagnetta di Baccalà – Doc Trattoria
“O sabor, sem dúvida, é marcante”, assim Gerson Campelo, chef do DOC Trattoria & Wine Bar, define a Lasagnetta di Baccalà, receita criada exclusivamente pela casa para a Semana Santa. A releitura do clássico italiano conta com camadas de massa verde cuidadosamente preenchidas com bacalhau ao molho bechamel, finalizada com creme de alho-poró e tapenade de azeitonas. “O molho harmoniza com a tapenade de azeitona, o bacalhau aparece com força, mas de forma equilibrada, e tudo isso se junta à massa de espinafre fresco, feita artesanalmente. Essa composição torna a experiência única”, arremata Campelo. (Mais: @doctrattoriaewinebar no Instagram)