Conheça o brasileiro Andrea Gavassi, diretor de fotografia de curta-metragem indicado ao Oscar 2025

Um filme feito sem orçamento, com uma equipe dedicada trabalhando de graça, pode se tornar um dos grandes vencedores do Oscar 2025. “A Lien”, curta-metragem que disputa a categoria de Melhor Curta, conta com o talento do brasileiro Andrea Gavassi na direção de fotografia. O filme, rodado em 2021 e finalizado após mais de um ano de pós-produção, retrata a opressão enfrentada por imigrantes nos Estados Unidos, com uma narrativa angustiante que mistura drama e elementos de terror.

Gavassi, que vive nos EUA há uma década, utilizou técnicas cinematográficas inspiradas no gênero de terror para criar uma atmosfera claustrofóbica e opressora. “A câmera fechada, usada na mão, é parte da estratégia que a gente buscou ao usar técnicas do cinema de terror”, explica o diretor de fotografia à Folha de S.Paulo. O curta acompanha o casal Sophia e Oscar, um americana e um salvadorenho, durante uma entrevista no departamento de imigração para a emissão do green card de Oscar. A trama toma um rumo sombrio quando agentes de imigração interrompem o processo, gerando uma sequência de eventos brutais e emocionalmente intensos.

A indicação ao Oscar pegou a equipe de surpresa. Após uma trajetória discreta em festivais, o filme ganhou destaque ao aparecer na “longa lista” da Academia e, posteriormente, na lista final de 15 finalistas. O apoio do premiado roteirista Adam McKay (“A Grande Aposta”) como produtor executivo ajudou a impulsionar a visibilidade do projeto. Além disso, ONGs têm demonstrado interesse em utilizar o filme como ferramenta educacional para conscientizar sobre os desafios enfrentados por imigrantes.

Gavassi divide sua carreira entre a publicidade e os videoclipes: já trabalhou com nomes como Sabrina Carpenter e Charlie XCX. “Estou recebendo ofertas bem interessantes”, comenta.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES