Mercado de luxo e inovação são especialidades de Véronique Louise, referência global em comunicação e gestão de operações de mídia. Reconhecida por sua trajetória de sucesso, a consultora francesa defende que publicações impressas são o lugar ideal para marcas de alto padrão
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A mídia impressa desempenha um papel essencial e indispensável na esfera dos serviços e produtos de alto padrão. Mais. Publicações em papel oferecem um espaço de maior profundidade, qualidade e significado, características que as tornam especialmente valiosas no mercado de luxo. Quem assegura é Véronique Louise, consultora de mídia internacional especializada em mercado de luxo, com mais de 20 anos de atuação em grandes grifes.
“Em um cenário cada vez mais marcado pela brevidade digital, pela rápida transformação tecnológica e pelo crescimento da consciência social, a mídia impressa proporciona uma conexão diferenciada com o segmento”, aprofunda a especialista francesa.
Expertise não lhe falta para tal. Por mais de duas décadas, Véronique Louise comandou a comunicação internacional do Grupo LVMH, holding que reúne marcas icônicas do segmento, a exemplo de Louis Vuitton, Dior, Givenchy, Marc Jacobs e Moet et Chandon.
Atualmente, é consultora de branding e mídia de marcas de renome, como a Piper-Heidsieck, exclusivíssima casa de champanhe, além de emprestar o talento para importantes agências de comunicação, como a CoSpirit, empresa francesa de mídia independente que atende a Graff, casa voltada ao mercado de joias e diamantes de alto luxo.
Estudiosa, há muito, do mercado do luxo, Véronique Louise se tornou uma das maiores referências internacionais no tema. Além das consultorias que realiza em diversos países, é requisitada para palestras, entrevistas, conferências e seminários. Entre e um outro compromisso, ela reservou um tempo em sua concorrida agenda para conceder entrevista exclusiva ao Grupo Otimista, diretamente de Paris, onde mora.
A conversa com a jornalista Candice Machado será publicada no primeiro número da revista Tapis Rouge Iguatemi Bosque, a ser lançado na próxima quarta-feira (18), em evento para convidados. Resultado de uma parceria estratégica entre o shopping center Iguatemi Bosque e o Grupo Otimista, a publicação é voltada para o mercado premium e passeia por pautas de lifestyle, moda, comportamento, cultura, gastronomia e turismo.
Dando início à contagem regressiva oficial para o lançamento da revista, desde já uma das mais aguardadas publicações do ano no segmento de alto padrão no Ceará, Tapis Rouge apresenta trechos inéditos e exclusivos da entrevista. O assunto abordado não poderia ser outro, que não o know-how de Véronique Louise sobre o setor. No entanto, aqui opta-se por um recorte específico. A consultora francesa aponta o que, a partir de sua experiência, marcas de luxo devem levar em consideração para se manter relevantes em tempos tão conturbados e de consumo frenético.
“É preciso manter o equilíbrio entre legado e modernidade, preservar a autenticidade da marca, adotar ações de inovação sustentável, incluir práticas éticas e estabelecer, ou manter, a relação de uma marca de luxo com os seus clientes”, lista. “Conquistar o respeito e a confiança dos consumidores é crucial para qualquer marca de luxo que deseje construir relacionamentos duradouros e manter sua reputação”.
Véronique complementa listando elementos-chave que contribuem para a obtenção do respeito e da confiança, itens tão almejados no mercado. “Falemos de Autenticidade e Herança. As marcas de luxo devem comunicar sua história, artesania e valores de forma autêntica, por meio de narrativas que ressoem com seus consumidores. Sustentabilidade e Práticas Éticas: consumidores modernos esperam cada vez mais que as marcas façam mais. Personalização: oferecer experiências personalizadas, seja em loja física ou online, melhorando a jornada do cliente. Serviço Excepcional: atendimento ao cliente de alta qualidade, incluindo equipe atenciosa”, arremata.
Ainda de acordo com a especialista, “Identidade consistente da marca e segurança” também são alguns dos elementos fundamentais para uma relação saudável com o consumidor de luxo. É preciso haver uma “mensagem clara”, ou seja, uma identidade de marca forte e consistente a fim de estabelecer reconhecimento e confiança.
Também é necessário equilíbrio entre “herança e inovação”, o que se traduz na marca aumentar sua relevância mantendo-se fiel ao seu legado, enquanto evolui para atender às necessidades contemporâneas. Além disso, é preciso ter “ofertas de produtos inovadores” e “responsabilidade social”, acrescenta a profissional.
Contudo, alguns conceitos clássicos seguem fundamentais, a exemplo da baixa oferta de produto e da exclusividade. “Os serviços sob medida geram entusiasmo e um senso de pertencimento entre os consumidores”, explica Véronique, que também acrescenta neste caminho a acessibilidade controlada como outro ponto indispensável para as marcas de luxo. “Manter um certo grau de exclusividade, seja por meio de distribuição seletiva ou serviços personalizados, ajuda a preservar a imagem luxuosa da marca”, reforça.