A disputa pela música que marcará o Carnaval 2025 promete ser acirrada. Entre sucessos virais e parcerias envolventes, Tapis Rouge lista as principais canções que devem dominar os blocos e não desgrudar da cabeça dos foliões
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Faltando menos de duas semanas para o Carnaval 2025, crescem as expectativas para descobrir quais músicas vão conquistar o Brasil durante a festa. Grandes nomes nacionais, como Ivete Sangalo, Anitta, Claudia Leitte e Leo Santana, estão entre os artistas que querem fisgar o cobiçado título de “Hit do Carnaval”. Além deles, a nova geração também traz fortes concorrentes, como Pedro Sampaio, J. Eskine e Brenno & Matheus. Com uma variedade de estilos, que vai do funk ao pagodão, passando pelo sertanejo e pop eletrônico, as canções prometem agradar tanto os fãs de longa data quanto os novos ouvintes. Confira!
Surra de Toma
O cantor baiano Leo Santana entrou no clima da nostalgia e trouxe de volta a energia do pagodão baiano em sua aposta para o Carnaval, Surra de Toma. A faixa resgata a sonoridade marcante do estilo, influenciado pelo samba-reggae, com batidas mais românticas, ousadas e percussivas, características que fizeram do ritmo um sucesso na Bahia desde o início dos anos 2000. A canção integra o projeto Tem PaGGodeiro aí?, lançado em janeiro deste ano. O disco mistura músicas inéditas com regravações de pagodes clássicos. Léo Santana também presta homenagem a grandes nomes do pagodão, como Saiddy Bamba, Pagodart, Psirico e Oz Bambaz, tanto no álbum quanto na turnê que vem rodando o Brasil.
Energia de Gostosa
Considerada a rainha do Carnaval, Ivete Sangalo escolheu a música Energia de Gostosa como a primeira aposta para a festa da folia deste ano. A canção é uma das faixas do EP O Verão Bateu em Minha Porta. A música traz um pagodão mais suave e melódico, em contraste com outras músicas do gênero que carregam um som mais percussivo e intenso. A faixa possui grande similaridade com o hit Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha – sucesso de 2021 da baiana em parceria com Xanddy –, tanto que nos shows Ivete costuma cantar uma após a outra. Apesar do investimento inicial em divulgação nas redes sociais, Energia de Gostosa não alcançou o mesmo impacto da faixa-título do EP, que vem se destacando mais entre o público e nas plataformas de música. O bom desempenho da canção se deve, principalmente, pela sua letra com instruções de movimentos, o que causa grande apelo em apresentações ao vivo.
Sei que tu me odeia
Anitta mais uma vez mostra seu domínio sobre as tendências do Carnaval. Sei Que Tu Me Odeia é um dos maiores destaques do álbum Ensaios da Anitta, lançado para a folia de 2025. A faixa, parceria com Hitmaker e a funkeira paulista MC Danny, reúne os principais elementos de um hit de verão: sensualidade, batida envolvente, coreografia marcante e um refrão pegajoso que já viralizou nas redes sociais. A canção segue uma estratégia já consolidada por Anitta e MC Danny, repetindo a fórmula de Ai Papai, lançada em 2022. Assim como o antigo sucesso, que dominou o Carnaval de 2023, a nova faixa aposta em passos de dança fáceis de replicar no TikTok e Instagram, ajudando a impulsionar o alcance da música. Além da forte presença nas plataformas digitais, a faixa tem sido um dos momentos mais aguardados nos Ensaios da Anitta, série de shows pré-carnavalescos da cantora.
Resenha do Arrocha
O nome de J Eskine tem ganhado cada vez mais força no cenário musical e promete ser um dos grandes destaques do Carnaval 2025. O cantor baiano, apontado como a grande revelação do ano, vem conquistando o público com Resenha do Arrocha, um hit orgânico que se tornou fenômeno nacional e já acumula mais de 62 milhões de reproduções no Spotify. O sucesso da faixa é tão expressivo que muitos fãs e críticos vêm chamando a música de Bohemian Rhapsody brasileira, uma comparação com o clássico da banda Queen. Resenha do Arrocha mistura diferentes trechos musicais em uma única faixa, mas com uma abordagem inovadora: a junção de sucessos do pagodão baiano, reinterpretados em uma versão mais romântica e embalados por uma batida envolvente de arrocha. Lançada em dezembro de 2024, a canção viralizou, dominando as playlists de verão e se tornando uma das favoritas para embalar a folia.
Sequência de Striptease
Mesmo afastado do circuito de festas do Carnaval 2025 devido a uma lesão no joelho, Pedro Sampaio promete marcar presença na festa por meio da música Sequência de Striptease. O DJ e produtor aposta na sua nova parceria com MC GW, lançada oficialmente em dezembro de 2024, para hit do Carnaval. A faixa, com batidas envolventes e uma letra provocante, rapidamente se tornou um hit nas redes sociais, impulsionada por uma coreografia marcante que viralizou no TikTok.
Descer Pra BC
Descer Pra BC, faixa da dupla Brenno & Matheus, também se destaca como uma das apostas para o Carnaval 2025. A música, que viralizou nas redes sociais, traz um clima de festa e celebra a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com mistura de batidas animadas e um refrão chiclete, a canção conquistou o público especialmente no TikTok, onde desafios e coreografias com uma pegada praiana ajudaram a impulsionar sua popularidade. A fórmula do sucesso segue a tendência de músicas que apostam no engajamento digital para se tornarem hits da temporada. Descer Pra BC promete embalar foliões tanto do litoral catarinense como no Brasil todo.
Motinha 2.0
Há 25 anos, DENNIS criou um hit atemporal com a faixa Dança da Motinha, que toca nas festas até hoje. Seguindo a tendência de revisitar o passado, o DJ convocou a cantora Luísa Sonza para a lançar a dançante Motinha 2.0 (Mete Marcha), que vem cheia de referências ao sucesso da virada para o século XXI. A música já ganhou uma coreografia viral na web e um videoclipe lançado no final da última semana, fazendo-a disparar nas plataformas de sucesso, se cacifando para ser uma das mais tocadas nos Carnavais pelo Brasil.