Documentário celebra centenário de Ignez Fiúza, grande dama das artes plásticas do Ceará

Foi lançado no último sábado (24,) em sessões especiais, no Cinema do Del Paseo, o documentário “Uma Mulher Ignezquecível”, que apresenta a biografia da marchande, decoradora e incentivadora das artes no Ceará Ignez Fiúza. O filme, é baseado no livro “Ignez Fiuza Fotobiografia” (2014) de Elizabeth Fiuza Aragão e Janina Sanches, e celebra o centenário de nascimento da grande dama das artes.

Os convidados especiais das três exibições conferiram o filme que é um passeio pela vida da “grande dama” das artes plásticas do Ceará. “Nós preparamos uma verdadeira exposição pelos objetos de arte, antiguidades e artigos da própria Ignez, para que os entrevistados passassem por esse trajeto antes de gravar a entrevista conosco. Isso comoveu e trouxe a memória todas as boas histórias que estão no filme” afirma, Priscille Gomes, diretora e produtora executiva do documentário.

Entre os entrevistados estão os filhos e netos de Ignez Fiúza, incluindo a pesquisadora e socióloga Elizabeth Fiuza Aragão (coordenadora do projeto); os artistas plásticos Roberto Galvão, Sérgio Lima, José Guedes, José Mesquita, Bruno Pedrosa, Maurício Cals e Wilson Neto; além de amigos e companheiros dos tempos da Galeria como Ignes Meneleu e dos tempos do Restaurante La Bohéme como os chefs Léo Gondim e Marie Anne Bauer.

 

Além da direção de Priscille Gomes, o doc tem roteiro e edição de Vinicius Augusto Bozzo, direção de fotografia de Neto Dasil e Gustavo Ribeiro, som direto Júnior Barra, assistência de produção Iara Ribeiro e trilha sonora original composta por Alan Kardec Filho. A cenografia é assinada pelos arquitetos e netos de Ignez: Camila Fiuza, César Filho Fiuza e Ronaldo Fiuza.

“Uma Mulher Ignezquecível” é uma produção da Sinfonia Filmes, com distribuição do Grupo Maestros. Algumas janelas de exibição estão sendo negociadas, e já está confirmada a presença do filme dentro da exposição comemorativa ReVouVer (data da exibição a ser confirmada) que entrará em cartaz no MAUC (Museu de Arte da UFC), no próximo dia 09 de março.

Serviço

Documentário “Uma Mulher Ignezquecível”, sobre Ignez Fiuza
Duração:
1h23min.
Produção da Sinfonia Filmes, com distribuição do Grupo Maestros.
O filme será liberado no portal www.ignezfiuza.com.br a partir do dia 9 de março, mesmo dia da abertura da exposição.
Trailer do filme no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gomaVzCI4pI
Instagram: @sinfoniafilmes @grupomaestros

Exposição “ReVouVer \ Ignez Fiuza – Legado & Memória \100 anos”
Local: MAUC – Museu de Arte da UFC – Avenida da Universidade, 2854. Benfica.
Abertura: 09 de março de 2024, das 9 às 13 horas. Visitação: 11 de março à 03 de maio de 2024.
De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h (entrada até 15 minutos antes do encerramento).
Em alguns sábados, o Mauc funciona de 9h às 13h com uma programação especial. A data é previamente divulgada no site e nas redes sociais do museu.
Telefone: (85) 33667481
Instagram: @museudeartedaufc
Site: https://mauc.ufc.br/pt/

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES