Elis, A Musical, está em cartaz em Fortaleza; atrizes da peça falam sobre a emoção de interpretar a cantora

Celebrando uma década de sucesso, o premiado ‘Elis, A Musical’ está em cartaz no Cineteatro São Luiz. Visto por mais de 380 mil espectadores, o espetáculo inicia a nova fase com figurinos, cenários e parte do elenco renovados. Já tendo conquistado os principais prêmios da cena teatral, a peça promete emocionar o público cearense

Em apenas 1,54m de altura ela encapsulava um talento extraordinário e uma voz impressionante, que ecoava por todo o Brasil. Um furacão musical, Elis Regina, a ‘pimentinha’, como foi apelidada pelo poeta Vinícius de Moraes, partiu cedo, mas seu legado permanece vivo até os dias de hoje. Prova disso é o espetáculo “Elis, A Musical”, que iniciou turnê pelo Nordeste nesta sexta-feira (13), no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A peça, que passeia pela vida e obra de Elis, realiza mais três apresentações, permanecendo na capital cearense até o dia (15). Com texto de Nelson Motta e Patrícia Andrade, a direção do espetáculo fica por conta de Dennis Carvalho.

“Contando um pouco da história dela, mostramos um pouco da história do Brasil, já que seus sucessos representam o lançamento de compositores que se tornaram clássicos de nossa cultura e também representam momentos históricos do país. Resumindo: uma aula de história e uma aula de música. Você vai se sentir próximo de Elis, vai se emocionar, chorar e rir enquanto vai saber um pouco mais de si mesmo”, define Laila Garin, que interpreta Elis na peça.

No tablado, Garin divide a experiência de encenar a cantora gaúcha com Lílian Menezes. Ambas contam que viver Elis exige certo desprendimento e atenção à verdadeira essência da artista. “O desafio maior é não ficar formal, entrar numa forma vazia, numa imitação estéril. E o maior prazer é poder cantar essas músicas que são obras primas, que até hoje trazem mensagens para nós aqui e agora”, revela Laila. “Compreender a personalidade de Elis por trás do todo é mais importante do que tentar fazer uma voz parecida ou ter uma gestualização parecida com a dela. (…) Eu tenho um prazer imenso em interpretar Elis. E vou permanecer estudando e me aprofundando sempre. Elis é um material riquíssimo”, discorre Lílian, que sobre ao palco hoje, 14.

Música

Com um repertório de mais de 50 trabalhos musicais de Elis, o espetáculo transporta o público em uma verdadeira jornada melódica. Diversos clássicos atemporais como ‘Fascinação’, ‘O Bêbado e o Equilibrista’, ‘Alô, Alô, Marciano’, ‘Como Nossos Pais’ e ‘Madalena’ compõem a setlist da peça. “Eu acho que o meu momento mais íntimo, vamos dizer assim, é o momento final do espetáculo quando a gente interpreta Aos Nossos Filhos. Eu sou mãe também (…) Então, pra mim, tem uma emoção a mais ali, quando eu canto essa música, e se aproxima bastante de mim. A ponto de eu ter que ter cuidado em cena e lembrar que eu tô ali representando Elis e não a mim, porque senão eu choro do começo ao final, pensando nos meus filhos”, conta Lílian sobre a música de Elis que mais lhe toca em cena. Já Laila diz que “esses momentos mais tocantes mudam. Com o público e com fases diversas. [Escolho] o pot-pourri de Samba. Pela força mesmo das músicas. Elas evocam uma voz do povo, uma alegria brasileira, alguma coisa ancestral”, pontua.

Fortaleza

A ligação de Laila e Lílian com Fortaleza estão em suas raízes. Além de celebrarem a cultura nordestina, as atrizes falam com entusiasmo sobre a importância da estreia dessa temporada da peça acontecer na capital alencarina e em um espaço tão simbólico para o teatro nacional, como o Cineteatro São Luiz. “Faz muito tempo que não venho a Fortaleza apresentar. E faz muito tempo que esperamos por essa turnê no NE. Eu sou baiana. Eu tô orgulhosa de apresentar nesse teatro histórico. Feliz de ser nordestina e estar no Nordeste fazendo teatro e falando de nossa cultura num teatro tão importante para a cultura do País. É um sonho, né?”, declara Laila. “Eu tenho família aqui em Fortaleza, então tô muito ansiosa também para minha família estar na plateia. Já me falaram que esse é um teatro histórico e que tem um legado muito potente. Então, quero sentir essa força, essa energia do teatro”, revela Lílian.

SERVIÇO

Espetáculo “Elis, A Musical”
De 13 a 15 de setembro
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro – Fortaleza/CE)
Sessões: Dia 14 (sábado) às 15h e 19h; Dia 15 (domingo) às 19h Duração: 2h20min. (15 minutos de intervalo)
Ingressos à venda no Sympla e na bilheteria do local.
Mais informações: @elisamusical

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES