O empresário Justin Sun, conhecido por suas extravagâncias no mercado de criptomoedas, protagonizou mais um momento inusitado nesta sexta-feira (29). Durante uma entrevista coletiva em Hong Kong, Sun retirou e comeu a banana que compunha a obra “Comedian”, do italiano Maurizio Cattelan. A peça, adquirida recentemente por ele em um leilão da Sotheby’s por US$ 6,2 milhões (cerca de R$ 35,8 milhões), ganhou um novo capítulo na história de sua já controversa existência.
“É muito melhor do que outras bananas”, comentou Sun, que considerou o ato de comer a fruta uma extensão da obra. “Comê-la numa conferência também pode tornar-se parte da história da arte”, acrescentou. A ação reflete o espírito provocativo de “Comedian”, que questiona o valor atribuído à arte contemporânea e se tornou um fenômeno cultural desde sua estreia na Art Basel de Miami, em 2019.
Many friends have asked me about the taste of the banana. To be honest, for a banana with such a back story, the taste is naturally different from an ordinary one. I could discern a hint of what Big Mike bananas from 100 years ago might have tasted like. 🍌 pic.twitter.com/Sz6zaePGpv
— H.E. Justin Sun 🍌 (@justinsuntron) November 29, 2024
A peça já passou por outras “mordidas artísticas”. Na exposição original, o performer David Datuna comeu a banana, intitulando sua intervenção de “Hungry Artist”. Em 2022, um estudante sul-coreano repetiu o ato em Seul, alegando estar com fome. Apesar desses episódios, a obra mantém seu status icônico, graças à ideia conceitual que a sustenta. O comprador não leva a banana em si, mas um certificado de autenticidade que dá o direito de recriar a instalação onde desejar.
Para especialistas e críticos, o trabalho de Cattelan provoca reflexões sobre como atribuímos valor à arte. “’Comedian’ vira um espelho para o mundo da arte contemporânea e faz perguntas profundas”, afirmou David Galperin, chefe de arte contemporânea da Sotheby’s. A peça, que dividiu opiniões desde seu lançamento, continua a desafiar os limites entre o mercado de arte e a cultura popular.