Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho terá exposição de obras autorais e restaurações de alunos no Dragão do Mar

O Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre nesta quarta (28) às 19h, a exposição Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios. A mostra coletiva, com acesso gratuito, celebra os mais de 20 anos de atuação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho no campo da educação patrimonial, com um recorte da produção autoral dos jovens artistas que passaram pelas formações do equipamento nas áreas de Conservação e Restauração e Ofícios tradicionais.

A exposição reúne trabalhos que foram produzidos utilizando as técnicas tradicionais da Gravura (Xilogravura, Serigrafia, Litografia e Gravura em Metal), Prataria Artesanal e Bordado (este último com obras que homenageiam o arquiteto e artista Fausto Nilo e o xilógrafo João Pedro de Juazeiro), além de obras de arte de autoria de nomes como Chico da Silva, Descartes Gadelha, Mino e Vando Figuerêdo que foram restauradas pelos(as) alunos(as) do equipamento. A mostra conta também com registros fotográficos do projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, iniciativa de educação patrimonial da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho que percorre territórios promovendo oficinas e desenvolvendo inventários culturais participativos.

“A Escola tem uma trajetória importante na promoção das políticas de educação patrimonial do Estado, despertando no público jovem uma consciência crítica sobre a importância de valorizar e preservar bens culturais, saberes e fazeres tradicionais. Mais de 6 mil alunos passaram nesses 20 anos pelos programas formativos da Escola, que resultaram no restauro de importantes patrimônios do Estado e numa valorosa produção artística artesanal que está retratada de forma resumida na exposição”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Para Hannah Mariah, coordenadora do PPT, “com essa exposição podemos conhecer um pouquinho do universo construído pela Escola, que através de suas artes e ofícios, atravessa a trajetória de diversos artistas e profissionais talentosos da nossa cidade”. Já a bordadeira e professora Iara Rei destaca que “A exposição é uma oportunidade de apresentar ao público os trabalhos dos alunos, nas mais variadas tipologias, e ao mesmo tempo ressaltar a importância do ensino oportunizado pela Escola que vem mantendo vivo saberes e fazeres tradicionais que dialogam com a identidade do nosso Estado”.

Serviço

Abertura da Exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”
Data: 28 de fevereiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Na sala 2 do Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Av. Pres. Castelo Branco, S/N, em frente à Praça Cristo Redentor)
Após a abertura, as visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30), até 31 de março de 2024.
Acesso gratuito e livre.
Mais informações: (85) 3488.8624 ou http://www.dragaodomar.org.br / www.eao.org.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES