Na programação semanal, o museu ainda oferece atividades de yoga e visitas mediadas em Libras
A Pinacoteca do Ceará oferece, nesta semana, uma programação infantil especial, com espetáculo de bonecos e contação de histórias no museu. A programação inclui, ainda, a prática de yoga e visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz. Esta é a última semana para visitar a instalação sonora Enxame, do artista francês Félix Blume, no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Na quarta-feira, às 17h30, o público é convidado a participar do Yoga ao pôr do sol. Ceci Shiki irá conduzir a prática meditativa da Sahaja Yoga. São 30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada, para pessoas de todas as idades. Caso os visitantes queiram trazer seu tapete e materiais, haverá espaço para acomodá-los com conforto.
O coral Torres d’Oyá apresenta na quinta-feira (28), às 18h30, o projeto “Carrossel da Vida”. Pontos de umbanda serão executados, no pátio do museu, por 14 vozes e 3 percussionistas. O grupo, coordenado por Mãe Gardênia d´Iansã, atua na preservação, valorização e transmissão da cultura popular das tradições de matriz afro indígena brasileira. A atividade tem classificação indicativa livre.
Na sexta (29) e no sábado (30), às 15h, Léo Tomaz realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em português. São 20 vagas disponíveis, a serem ocupadas por ordem de chegada.
Domingo (1º) é dia de programação especial infantil na Pinacoteca do Ceará. O ator-bonequeiro João Andirá retorna ao museu para apresentar o espetáculo “O Lobisomem de Maranguape”, a partir das 11h. A atividade traz mistérios de antigas histórias revelados por meio da magia dos bonecos.
Crianças e adultos poderão participar de uma contação de histórias na Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. “Uma História no Museu: Seres de Chico” é uma atividade lúdica que utiliza o teatro de sombras para compartilhar narrativas, unindo o imaginário das crianças e as informações das obras de Chico da Silva, com seus animais fantásticos. A atividade acontece em duas edições, às 10h e às 15h, e é voltada para crianças a partir de 3 anos.
Esta é a última semana para visitar a instalação sonora do artista francês Félix Blume. Apresentada pela primeira vez no Brasil, a obra conta com 250 alto-falantes que reproduzem o som de uma abelha. Com aparatos suspensos que lembram um enxame, a instalação convida o público a diferentes experiências de escuta em uma imersão sonora com as abelhas. A instalação fica aberta à visitação no hall da Pinacoteca do Ceará até o dia 1º de dezembro.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 2 a 6 de outubro
> Quarta-feira, 27.11
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Sahaja Yoga, com Ceci Shiki
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada
> Quinta-feira, 28.11
18h30
Carrossel da Vida, com o coral Torres d’Oyá
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
> Sexta-feira, 29.11
15h às 16h
Visita mediada em Libras
Com Léo Tomaz
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Português
20 vagas, por ordem de chegada
> Sábado, 30.11
15h às 16h
Visita mediada em Libras
Com Léo Tomaz
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Português
20 vagas, por ordem de chegada
> Domingo, 1º.12
10h às 11h e 15h às 16h
Uma História no Museu: Seres de Chico
Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira
Onde: Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 1º.12
11h às 12h
Espetáculo de bonecos: O Lobisomem de Maranguape
Com João Andirá
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos – até 29 de dezembro de 2024
Amar se Aprende Amando
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.