Entre os dias 05 e 07 de dezembro, as Artes Cênicas do Ceará ocupam o palco do Cineteatro São Luiz, com espetáculos gratuitos para públicos diversos. Na quinta, dia 05, o grupo Moio de Artes Produções Artísticas apresenta “Entre Quatro Paredes de Jean-Paul Sartre” sobre o palco, tendo a plateia, composta de até 70 pessoas, perto dos artistas. No mesmo formato, o ator Ari Areia encena a peça “Expurgo”, dia 06, sexta. Já no sábado, dia 07, tem estreia de “A’Massa: Pindorama Sampleada”, espetáculo de dança de Tieta Macau e Amandyra, com apresentação para plateia completa do Cineteatro.
Ari Areia em “Expurgo”
“Entre Quatro Paredes”, peça teatral do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, escrita em 1944, é adaptada pelo grupo cearense Moio. A peça mostra três personagens que morrem e vão para o inferno, que é um quarto fechado onde eles têm de conviver uns com os outros para sempre. No entanto, há também diferenças importantes entre o texto de Sartre e o contexto atual. Ao contrário da original, os personagens não estão mortos nem condenados ao inferno. Ainda há a possibilidade de mudar, escolher e agir de acordo com valores e projetos próprios.
Enquanto prepara um café, o ator Ari Areia convida o público a mergulhar em uma história puxada da memória: infância, adolescência na igreja e a saída do armário que arranhou a relação dele com a mãe. “Expurgo” parte daí, de vários nós difíceis de desatar que vão sendo amortecidos pelo tempo, que faz o abraço mãe-filho ser possível novamente. O trabalho mais recente do Outro Grupo de Teatro conta uma história sobre a descoberta de amar outros garotos, e o tempo, passando com a delicadeza de quem dobra um barquinho de papel, colocando as coisas de volta no lugar.
“A’Massa: Pindorama Sampleada” traz para o palco do São Luiz a festa das massas. Batuca tambor, atabaque, panela, remexe, rebola! A massa é puro carnaval, purpurina, suor, cerveja e labuta. É Exu na esquina da Lapa, o poeta da rua, um tecido estampado, um enredo. Não uma massa de manobra, mas a manobra das massas. É pindorama entre 3 e 5 milhões de gentes, antes de 1500. Pessoas se misturam e se transformam umas nas outras, e eis que A’massa na cadência do país, faz da nossa terra esse monte de Brasis.
Serviço
DIA 05/12 (QUINTA-FEIRA)
19h [Curta Mais Teatro] “Entre Quatro Paredes de Jean-Paul Sartre”, com Moio de Artes Produções Artísticas
Entrada: GRATUITA – com retirada de ingressos a partir de 1h antes | Local: Sobre o palco (70 lugares) | Duração: 75min | Classificação Indicativa: 16 anos
DIA 06/12 (SEXTA-FEIRA)
19h [Curta Mais Teatro] “Expurgo”, de Ari Areia
Entrada: Gratuita – com retirada de ingressos a partir de 1h antes | Local: Sobre o palco 70 lugares | Duração: 50 min | Classificação Indicativa: 10 anos
DIA 07/12 (SÁBADO)
19h [CURTA MAIS DANÇA] Estreia de “A’MASSA PINDORAMA SAMPLEADA”, de Tieta Macau e Amandyra
Entrada: Gratuita – por ordem de chegada | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 50 min | Acessibilidade em Libras