Estação das Artes celebra dois anos com shows de Moreno Veloso e Bem Gil, Letrux e Eliane

A Estação das Artes, equipamento que integra a rede estadual da Secult Ceará, está completando 2 anos e recebe programação especial, com shows de Moreno Veloso e Bem Gil, Letrux, Silveiro Pereira e outras atrações. Diretora apresenta balanço das atividades 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
P
assaram-se dois anos desde que a Estação Ferroviária Dr. João Felipe deu lugar a uma nova história, abrindo espaço para a Estação das Artes, equipamento pertencente à Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Para celebrar a data, o espaço receberá intensa agenda cultural, com shows musicais que abraçam os mais diversos ritmos e o melhor de tudo: com acesso inteiramente gratuito.

A partir de amanhã (28), até 31 de março, período que corresponde ao feriado da Semana Santa, se apresentam nomes como Silvero Pereira, em show onde presta homenagem a Belchior, Moreno Veloso e Bem Gil, Letrux, Eliane, a Rainha do Forró (parceria com a XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará), Lorena Nunes, Mãeana, Marcelo Di Holanda e Mateus Farias e Martins. Completam a agenda os DJs Nego Célio, Darwin Marinho e os residentes da Festa Lá em Cima: Thales Aurélio, Tomé Braga e Vicente de Castro.

Cada um dos dias terá retirada de ingressos pelo sympla.com.br, com quantidade limitada a um ingresso por pessoa, além também da entrada por ordem de chegada, esquema adotado para algumas das atrações da programação. Em paralelo, será feita a arrecadação de alimentos com foco em fortalecer a atuação da Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome.

Valorização local

Segundo Uliana Lima, diretora da Estação, a programação foi pensada a fim de garantir experiências culturais singulares ao público presente. “Nos quatro dias de programação, teremos apresentações de dez artistas cearenses. A Estação segue empenhada em valorizar a cultura de nosso Estado”, ressalta.

A fala da gestora ganha peso a partir de exemplos como o lançamento do novo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes, que chega para complementar a programação festiva. A ideia é que os inscritos, sendo eles residentes no Estado, possam compor a programação do equipamento cultural no segundo semestre de 2024. “A iniciativa visa fomentar a difusão de manifestações culturais, fortalecendo a economia e as políticas para as artes do Ceará, com programação aberta, diversa, democrática, acessível e gratuita”, frisa Uliana.

Balanço

Desde a inauguração, em março de 2022, mais de 200 mil pessoas passaram pela Estação, que trouxe no calendário cerca de 400 atividades, incluindo festivais, exposições e apresentações artísticas de múltiplas linguagens. “Ao longo desses dois anos, consolidamos programas como o Baila Comigo, uma ação voltada para a dança em todas idades, com foco no público idoso da comunidade Moura Brasil. Outro destaque importante é o Domingo na Estação. O programa visa atrair um público familiar, unindo atrações de caráter infanto-juvenil e adulto, em uma dinâmica que une música, artes cênicas, pintura infantil e gastronomia”, descreve a diretora.

Futuro próspero

Atualmente, conforme detalha Uliana Lima, o equipamento tem concentrado esforços em reforçar a vocação cultural pautada pela pluralidade, seja por meio de agendas fixas ou sazonais, como o caso da agenda de aniversário. “É preciso dizer que a Estação das Artes, desde sua gênese, nos surpreende, apresentando-se para quem a faz cotidianamente como um caleidoscópio de possibilidades”, evidencia. Já para os próximos meses, a ideia é fortalecer e ampliar o relacionamento da Estação com o território no qual ela está inserida. “Esperamos estar cada vez mais presentes no cotidiano dos cearenses nos próximos aniversários, oferecendo programações culturais que valorizem cada vez mais o potencial artístico de nosso Estado”, finaliza.

Mais

Também neste fim de semana, o Mercado AlimentaCE se une à Estação celebrando dois anos de atividades. Para celebrar, haverá um almoço especial no domingo (31), com a presença de novos restaurantes na ocupação. A música fica por conta do cantor e compositor pernambucano Martins e os cearenses Marcelo Di Holanda e Matheus Farias. Além disso, o equipamento irá receber a maior panelada do mundo, título dado pelo Guiness Book ao prato gigante feito pelo Mercado São Sebastião. Serão mais de 200 quilos da iguaria. Na ocasião, também será lançado o Guia de Fornecedores de Produtos da Gastronomia Cearense. Feiras de Empório e Agroecológica, aula-show e a mostra audiovisual Cine Pra Tu Ver compõem o início do mês de programações no Mercado.

Serviço

Aniversário da Estação das Artes – Ano II
Dias 28 a 31 de março
Na Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Retirada de ingressos: sympla.com.br
Acesso gratuito
Mais informações: @estacaodasartes.ce no Instagram

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>