Patrimônio com tombamentos estadual e federal, a Estação Ferroviária João Felipe passa agora por levantamento para restauro. O local será o coração do complexo Estação das Artes, construído em parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, com investimentos de R$ 63,7 milhões. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.
Essa etapa antecede a execução das intervenções de engenharia no prédio principal, enquanto o canteiro de obras já está instalado para execução de trabalhos em outros espaços do complexo. O empreendimento corresponde ao local onde atualmente fica a Estação João Felipe e galpões conexos da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), abrangendo ainda a Praça Castro Correia (Praça da Estação), no Centro da Capital. Esses espaços passarão por requalificação arquitetônica e urbana, além de ampliação das instalações.
A Estação das Artes ocupará uma área de aproximadamente 67.000 m², e contará com os seguintes equipamentos integrados: Mercado Gastronômico, Mercado das Artes, Pinacoteca do Estado, sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e da Secult, além de museu e biblioteca. Prédios já existentes serão reformados e modernizados, enquanto o anexo da Secult ganhará um prédio a ser construído. O projeto prevê ainda a ligação com a Escola de Gastronomia e Hotelaria instalada nas proximidades. As empresas Morais Vasconcelos, Lomacon e Marsou compõem o consórcio responsável pela execução.