Exposição que mergulha no acervo da galerista Ignez Fiuza abre para visitação na Galeria Casa D’Alva

O centenário de Ignez Fiuza, uma das maiores marchand do Ceará, ganha celebração na Galeria Casa D’Alva com a exposição “Desenhos e gravuras na coleção Ignez Fiuza”. Gratuita, mostra conta com obras de importantes artistas como Aldemir Martins, Sérvulo Esmeraldo, Arthur Piza, Anna Bella Geiger, entre outros

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Grande dama cearense das artes, Ignez Fiuza é homenageada na Galeria Casa D’Alva com a exposição “Desenhos e gravuras na coleção Ignez Fiuza”. Com curadoria assinada pelo artista plástico José Guedes, seleção reúne 40 obras de renomados artistas brasileiros, todas garimpadas por Ignez ao longo de suas quatro décadas de trajetória no fomento das artes. Recém-inaugurada, a mostra gratuita já está disponível para visitação. O público pode conferi-la de segunda a sexta, de 10 às 19 horas, e aos sábados, de 10 às 14 horas. A exposição fica em cartaz até 12 de abril.

“É um recorte significativo dentro de uma coleção garimpada pela maior galerista que o Ceará conheceu. (…) a ideia da mostra partiu de uma necessidade de estar junto nas comemorações do centenário de Ignez Fiuza, que foi uma grande amiga e uma grande incentivadora da minha carreira. Fiquei super feliz com o convite da família para fazer o encerramento das comemorações”, revela José Guedes.

0104tr1300_5c_Easy Resize.com
Obras de Sérvulo Esmeraldo estão entre as exibidas na mostra

Entre os artistas que adornam as paredes da galeria com suas criações, destacam-se: Afonso Lopes, Aldemir Martins, Anna Bella Geiger, Arthur Piza, Barrica, Batista Sena, Floriano Teixeira, Francisco Rebolo, José Lourenço, José Tarcisio, Kazuo Wakabayashi, Milton Dacosta, Otto Cavalcanti, Pietrina Checcacci, Renina Katz, Sérvulo Esmeraldo e Yorio Okada. “Começamos a pensar a mostra vendo as obras sobre papel da coleção. São obras de grande qualidade, feitas por artistas da maior relevância no cenário local, e até mesmo nacional e internacional”, revela Guedes.

 

Ainda segundo o curador, uma das obras de maior importância da exposição é um álbum de gravuras do célebre escultor, gravador e ilustrador Sérvulo Esmeraldo. O trabalho de 1972, nomeado de “Variations sur une courbeSuite Catalã”, engloba 13 gravuras, um gaufrage – técnica de impressão usada para dar relevo – e um poema de Jean-Clarence Lambert, poeta, ensaísta e crítico de arte francês. “(…) a mostra também é uma homenagem da Casa D’Alva a essa dama que foi imprescindível para as artes e para a cultura do Ceará”, celebra.

As peças únicas que compõem a mostra não só evidenciam a importância da atuação de Ignez Fiuza no cenário artístico do Ceará como representam a potência do talento de artistas cearenses. Por isso, além de ter a oportunidade de apreciar as obras, que em sua maioria foram produzidas a partir dos anos de 1980, o público também poderá adquiri-las, de acordo com José Guedes.

serviço

Exposição “Desenhos e gravuras na coleção Ignez Fiuza”

Visitação até 12 de abril

De segunda a sexta de 10 às 19 horas; sábados de 10 às 14 horas

Na Galeria Casa D’Alva (Rua João Brígido, 934, Aldeota)

Informações: (85) 3252.6948

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES