Acontecem ainda as tradicionais visitas mediadas nas exposições em cartaz, além das atividades infantis no Ateliê Criança Cria
A Pinacoteca do Ceará destaca, nesta semana, atividades formativas com os artistas Eduardo Frota e André Parente. A primeira delas é uma Conversa de Ateliê sobre o trabalho desenvolvido por Eduardo Frota como curador e arte-educador em processos de formação sociocultural. Já o artista André Parente abordará a experiência em artemídia de três gerações de sua família. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, também traz programação infantil com oficinas e visitas mediadas e yoga.
Os visitantes são convidados para a atividade “Yoga ao pôr do sol” na quarta-feira (23), no pátio da Pinacoteca do Ceará, a partir das 17h30, com Ceci Shiki. Para participar, basta vir com uma roupa confortável e aproveitar a atividade, voltada para todas as idades. Serão disponibilizadas até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. A Pinacoteca oferece tapetes e materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
Oficina de laudos de estado de conservação
Na quinta-feira (24), o museu realiza a “Oficina de laudos de estado de conservação: pinturas e papéis – Teoria”. A atividade acontece das 14h às 18h no auditório da Pinacoteca e é voltada para restauradores, estudantes e interessados no tema. A oficina tem por finalidade aprimorar e auxiliar no conhecimento técnico para produção e preenchimento de laudos de estado de conservação de pinturas e obras de arte em papéis, focando na atuação de profissionais em acervos. O encontro será ministrado por Tatiana Russo de Assis, coordenadora de Conservação e Restauro na Pinacoteca do Ceará. Haverá ainda um segundo momento, com atuação prática dos participantes no Laboratório de Restauro, mas esse é restrito aos que foram selecionados previamente por meio de um formulário online.
Programação infantil
Também na quinta-feira (24), o museu convida o público infantil para o “Ateliê Criança Cria: Pequeno Laboratório de Restauro”, uma vivência lúdica adaptada para as crianças que envolve desde o laudo das obras até a montagem de uma exposição. Os pequenos irão aprender brincando os encantamentos do que acontece com as obras quando o museu está fechado, conhecendo a atuação do restaurador e conservador de arte. A atividade conta com 15 vagas e acontece na Mostra Acervo Pinacoteca e Ateliê 1 das 14h às 16h, recomendada para crianças a partir de 6 anos.
Os pequenos também são convidados a participar da visita mediada temática “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartografias do Afeto: inscrevendo imaginários e narrativas”, que acontece no sábado (26), das 16h às 18h, e é voltada para crianças a partir de 5 anos. A atividade vai explorar as cores e as formas presentes nas obras de Antonio Bandeira na exposição “Amar se aprende amando”. Nesse percurso, a predominância do vermelho e os elementos que remetem às árvores e às cidades pelas quais Bandeira passou são pistas que revelam sua história de vida. Com isso, os pequenos partem para um segundo momento da atividade, quando são convidados a inscrever suas histórias de vida por meio das cores, imagens e formas selecionadas por elas no Ateliê 1.
Atividades formativas
A Pinacoteca do Ceará recebe o artista cearense Eduardo Frota para a Conversa de Ateliê “Um pouco acima do chão” na quinta-feira (24). O encontro terá o objetivo de apresentar os projetos executados pelo artista desde o início dos anos 1980 até recentemente, em 2022, com a Intervenção Artística no MAC Dragão do Mar em Fortaleza. Frota também irá debater as atividades desenvolvidas como curador de diferentes exposições e arte-educador em processos de formação sociocultural. A atividade acontece às 18h no auditório do museu e contará com acessibilidade em Libras.
O artista e pesquisador André Parente realiza, na sexta-feira (25), a aula aberta “Artemídia e espaço poético, no trabalho de Júlio, André e Letícia Parente”, a partir das 18h no auditório da Pinacoteca. A aula apresentará o diálogo intergeracional presente nas instalações criadas pela família Parente, destacando obras como Chão de Telhas (2015), que integra xerox, plotagem, espelho, projeção, som surround e máquina de fumaça para compor um espaço relacional de memória e sensibilidade. Com um enfoque nos diálogos entre o cinema, o vídeo e a instalação, a aula aberta vai explorar como a produção artística da família Parente interage com a artemídia e o espaço poético, transformando-os em um campo de experimentação estética e filosófica.
O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (25) e sábado (26) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
Excepcionalmente neste domingo (27), a Pinacoteca do Ceará não abrirá ao público por conta das eleições municipais.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 23 a 26 de outubro
> Quarta-feira, 23.10
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Sahaja Yoga, com Ceci Shiki
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
> Quinta-feira, 24.10
14h às 18h
Oficina de laudos de estado de conservação: pinturas e papéis – Teoria
Com Tatiana Russo de Assis
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 pessoas
Acessível em Libras
> Quinta-feira, 24.10
14h às 16h
Ateliê Criança Cria: Pequeno Laboratório de Restauro
Mediação: Amanda Oliveira, Lígia Bessa, Andrea Dalveroni
Onde: Mostra Acervo Pinacoteca e Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
> Quinta-feira, 24.10
18h
Conversa de Ateliê – Um pouco acima do chão
Com Eduardo Frota
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 pessoas
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 25.10
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 25.10
18h
Aula Aberta Artemídia e espaço poético, no trabalho de Júlio, André e Letícia Parente
Com André Parente
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 pessoas
Acessível em Libras
> Sábado, 26.10
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 26.10
16h às 18h
Percurso Entrelaçado + Ateliê: Cartografias do Afeto: inscrevendo imaginários e narrativas
Mediação: Beatriz Dantas
Onde: Exposição “Amar se aprende amando” e Ateliê 1
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Para crianças a partir de 5 anos
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 27 de outubro de 2024
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.