slot deposit 5000

Kingdomtoto

Nuri77

Nuri77

Merpati77

Toto slot

Slot qris 5000

Slot deposit 5000

Kembangtoto

Situs slot resmi

Slot deposit 5000

Slot deposit 5000

Situs toto 4d

Kingdomtoto

Kembangtoto

Família Santana é homenageada em livro lançado no Museu da Fotografia Fortaleza, nesta quinta-feira | Tapis Rouge

Família Santana é homenageada em livro lançado no Museu da Fotografia Fortaleza, nesta quinta-feira

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) será palco, nesta quarta-feira (16), para o lançamento do fotolivro “Reter tudo ou Quanta Maravilha do Dia a Dia que Passou”, a partir das 18h30. O livro documenta a história de vida de Eudoro Santana e sua prole. Enquanto as fotos e registros atuais costumam ficar restritos aos aparelhos telefônicos, a obra busca resgatar a ideia do álbum de fotografia, trazendo de volta este velho companheiro que registrou por longos anos a história das famílias em fotografias e linhas narrativas pessoais.

No lançamento de logo mais, estarão presentes os editores Isabel Santana Terron e Tiago Santana, filhos de Eudoro e irmãos de Camilo Santana, atual ministro da Educação do Brasil. Os dois irão bater um papo com o escritor Joca Reiners Terron, que assina o posfácio da publicação.

A obra em questão documenta a história de uma única família, do casamento ao crescimento dos filhos, mas que – a partir de diversos símbolos – conversa também com a realidade de várias famílias de classe média de sua geração, a segunda metade do século XX. A paixão crescente de Eudoro Santana, o pai, pela jovem família, acontece ao mesmo tempo em que ele se aplica ao trabalho fotográfico amador, no qual fotografa, revela e amplia os negativos, enquanto sua companheira, Ermengarda, monta e legenda os álbuns.

A obra reúne sua produção a partir de 1960 até as experiências com Super-8 do final dos anos 1970, com o olhar fotográfico sendo passado de pai para filho. Isto porque Tiago Santana também enveredou pela fotografia e foi um dos responsáveis pela obra a ser apresentada hoje no MFF, assim como a irmã, Isabel Santana Terron, autora da edição e do design gráfico da obra, que inspira-se na diagramação dos álbuns realizada pela mãe para manifestar sua herança visual e arquivística.

No entanto, nas margens e espaços em branco dessas páginas, nos interstícios que separam namoro, casamento, o nascimento dos filhos e a intimidade da vida privada, apenas na aparência marcados pela alegria, vibra o espírito sinistro de um tempo conturbado e violento, inaugurado pelo Golpe Militar de 1964 que culminou na prisão e tortura de Eudoro.

O projeto foi selecionado na convocatória de fotolivros ZUM/IMS 2024 e foi semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Projeto Gráfico.

serviço

Lançamento do livro “Reter tudo ou Quanta Maravilha do Dia a Dia que Passou”
Nesta quarta-feira (16), a partir das 18h30
No Museu da Fotografia Fortaleza (R. Frederico Borges, 545 – Varjota)
Acesso gratuito

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES