O programa Fantástico exibiu, neste domingo (16), cenas inéditas de “Deus ainda é brasileiro”, o último filme dirigido por Cacá Diegues, cineasta que faleceu na última sexta-feira (14), aos 84 anos, após uma parada cardíaca. A produção, que estava em fase de finalização, é uma continuação do aclamado “Deus é Brasileiro” (2003) e promete levar o público a uma reflexão sobre a humanidade e o futuro do planeta.
Cacá Diegues, um dos maiores nomes do cinema nacional, dedicou mais de seis décadas de sua vida à sétima arte, retratando a diversidade e a identidade do Brasil em obras como “Xica da Silva” (1976) e “Bye Bye Brasil” (1980). Em “Deus ainda é brasileiro”, o diretor mergulhou na cultura de Alagoas, estado que sempre desejou retratar em um filme. “Dessa vez é um filme que eu estou fazendo de cabo a rabo em Alagoas”, disse Cacá durante as gravações.
O Fantástico exibiu, neste domingo (16), cenas inéditas de “Deus AINDA é brasileiro”, último filme de Cacá Diegues (1940-2025). pic.twitter.com/uzsODl7Vev
— Sâmya Mesquita (@samyamesquita) February 17, 2025
A trama, segundo Renata Magalhães, viúva do cineasta, traz uma visão crítica sobre a humanidade. “Deus está vendo que a humanidade está horrorosa e manda um meteoro para acabar com o planeta”, revelou. O filme mantém o tom irreverente e filosófico que marcou a obra de Diegues, reforçando sua crença de que “Deus é brasileiro” e de que o país ainda pode encontrar um caminho melhor.
A equipe do Fantástico visitou a casa da família de Cacá, no Rio de Janeiro, para mostrar detalhes da produção e dos bastidores do longa-metragem. Com cenas inéditas e depoimentos emocionantes, a reportagem celebrou a trajetória de um cineasta que, até o fim, manteve-se criativo e comprometido em fazer o público refletir sobre o mundo.