Fausto Nilo será o primeiro homenageado com a Medalha UBC em Fortaleza

O compositor e letrista Fausto Nilo, cearense de Quixeramobim, será o primeiro a receber a Medalha UBC, uma nova honraria criada pela União Brasileira de Compositores. Com 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira, Fausto soma 327 composições cadastradas na entidade, interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Gal Costa e Fagner. A cerimônia de entrega será realizada no dia 1º de outubro, em Fortaleza.

A Medalha UBC é um reconhecimento concedido pela Diretoria da entidade aos compositores, intérpretes e produtores cujas obras impactaram a música brasileira em nível regional e nacional. Além de celebrar a carreira prolífica de Fausto Nilo, que conta com mais de 800 gravações na base do ECAD, a honraria marca a abertura de uma filial da UBC na capital cearense, reforçando o compromisso da associação com a valorização da cena musical local e nordestina.

“Fausto Nilo é um orgulho da MPB e merecedor da primeira Medalha UBC, que marca também o fortalecimento de nossa filial e nosso compromisso com a música produzida no Ceará e em todo o
Nordeste”, explica Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da entidade. Segundo ele, a medalha será outorgada no máximo duas vezes por ano a grandes personalidades cujas realizações transcendem seu próprio tempo.

Fausto Nilo, além de letrista renomado, é também arquiteto e urbanista, tendo assinado importantes projetos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES