FESTin inicia neste domingo, com filme “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”

O Ceará entra, mais uma vez, na rota do cinema dos países lusófonos. Depois de passar por Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor Leste, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa aporta no Estado com mostras de 1 a 8 de dezembro, nas cidades de Fortaleza, Quixadá e Redenção.

Com entrada gratuita, o festival realiza exibição de filmes de longas e curtas-metragens de diversos cineastas dos países lusófonos, além de debates após as mostras para discutir aspectos da produção cinematográfica e o potencial de mercado dos países de língua portuguesa. Em 2024, apenas o Ceará sedia o evento no Brasil.

A abertura oficial do FESTin ocorre neste domingo, 1º, no Cineteatro São Luiz, com exibição do filme inédito Pessoal do Ceará – Lado A lado B, do diretor Nirton Venâncio, além de apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec), com repertório em homenagem ao “Pessoal do Ceará”. O filme narra a história do movimento musical que revelou talentos da música brasileira como Fagner, Belchior, Ednardo, Amelinha, Fausto Nilo, Rodger Rogério e Teti. A exibição ocorre como teste de audiência, uma estratégia que a produção do filme está experimentando para medir o nível de aceitação da obra cinematográfica.

A programação segue no dia 3 de dezembro. A cidade de Quixadá recebe o FESTin, no cinema do Supermercado Pinheiro e, à noite, no Distrito de Juatama, haverá a exibição comemorativa dos 15 anos do filme “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro. No dia 4 de dezembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção, sedia a mostra com a exibição de “A Luta de Nzinga”, uma produção de São Tomé e Príncipe, com direção de Eduardo Cunha Sousa.

De volta à capital cearense, no dia 5 de dezembro, ocorre uma roda de conversa com as diretoras do FESTin Lisboa, Adriana Niemeyer e Lea Texeira e representante da Associação Ceará Audiovisual Independente (Ceavi), para falar de distribuição nos Países de Língua Portuguesa. À noite, o festival chega ao Cinema do Dragão do Mar, onde segue até 8 de dezembro, com sessões gratuitas entre 17h e 19h.

Nesta 4ª edição, o FESTin-Ceará tem como objetivo promover a exibição de filmes de curta e longa-metragem em caráter não competitivo, fomentando a interculturalidade e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. Com duração de oito dias, o festival se transformará no principal palco de exibição de filmes oriundos dos países da CPLP (Comunidade os Países de Língua Portuguesa), que recentemente passou a contar com nove nações: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O festival se mostra como importante ferramenta de difusão do cinema dos países de língua portuguesa, apresentando as produções locais de filmes de diferentes formatos. Com mostras e atividades voltadas a um vasto público, desde o infantil aos amantes do cinema experimental, o FESTin amplia a cooperação entre os territórios e o intercâmbio entre os artistas, diretores e realizadores de cinema.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES