Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará leva espetáculos gratuitos para as crianças esta semana

A 13ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) começa nesta fim de semana e se estende até o fim de outubro, levando espetáculos e atividades para crianças em Fortaleza, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim. Com o tema História e Histórias, o festival homenageia clássicos do teatro infantil e foca na sustentabilidade e na democratização da cultura

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Fortaleza, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim receberão a 13ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), que acontece gratuitamente a partir desta sexta (11) até 29 de outubro de 2024. Com uma programação repleta de espetáculos, oficinas, debates e atividades culturais voltadas para crianças de todas as idades, o evento se destaca pela proposta de estimular a criatividade e o pensamento crítico por meio da arte.

A novidade desta edição, segundo o diretor do festival Emidio Sanderson, é o tema “História e Histórias”. “Conversa tanto com a trajetória do festival, que já tem um legado ao longo dessas 13 edições, como com a homenagem aos clássicos do teatro infantil”, destaca. Na programação estão peças que são marcos na literatura e no teatro infantil brasileiros, como Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, que estreia uma nova montagem da Cia PeQuod; e A Viagem do Barquinho, do grupo Pavilhão da Magnólia.

O 13º TIC traz também um olhar para histórias pouco exploradas. “A gente está dando voz a narrativas e personagens que foram calados e esquecidos”, afirma Sanderson, referindo-se ao espetáculo Kwat e Jaí, do grupo Bebelume, que aborda as histórias dos povos do alto Xingu, em Mato Grosso. Também é exemplo o espetáculo internacional Kish Kush, do Teatrodistinto, que lida com a diversidade cultural e a dificuldade de comunicação entre pessoas de diferentes línguas.

WhatsApp Image 2024 10 08 At 14.03.32(1)
Divulgação

Programação

As atividades terão início no Dia das Crianças, 12 de outubro, com espetáculos e brincadeiras em Fortaleza. A programação inclui apresentações no Hub Cultural Porto Dragão, Arena Dragão do Mar e Caixa Cultural Fortaleza, entre outros espaços. Enquanto as apresentações em teatros terão ingresso mediante retirada no local, a entrada em outras áreas será livre, respeitando a capacidade do local. “O festival sempre foi sobre acessibilidade, então, além de ser gratuito, também temos tradução em Libras e Audiodescrição em todos os espetáculos”, acrescenta Sanderson.

Além dos espetáculos, a feira de trocas e doações de livros e brinquedos, que faz parte do TIC desde 2022, retorna com o objetivo de conscientizar sobre o consumo responsável e o impacto ambiental. O festival também promoverá oficinas de brinquedos recicláveis para ensinar às crianças formas divertidas e criativas de reutilizar materiais. “Queremos que o TIC seja também um espaço de aprendizado sobre a importância da sustentabilidade”, reforça Sanderson.

Encerrando as atividades na capital cearense, o TIC seguirá sua rota para outras cidades do interior, levando entretenimento e reflexão para crianças de Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim. “Nossa missão é democratizar o acesso à cultura, principalmente para aquelas crianças que não têm a oportunidade de participar de eventos como este”, conclui o diretor.

Seminário

Até sexta-feira (11) também acontece o Seminário Virtual Arte e Educação, com temas relacionados às artes cênicas na educação básica. Destinado a educadores, o seminário acontecerá das 18h às 19h, com um palestrante convidado a cada dia, e será transmitido ao vivo no canal da Invento Produções Culturais no YouTube. Quem desejar receber certificado de participação, deverá se inscrever gratuitamente e comparecer às transmissões ao vivo. O formulário de inscrição pode ser acessado no site do festival, onde também estão todos os detalhes da programação.

Serviço

13º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
De 11 a 29 de outubro de 2024: Fortaleza de 11 a 13, Sobral de 17 a 19, São Gonçalo do Amarante de 20 a 22, Maracanaú de 24 a 26 e Quixeramobim de 27 a 29
Gratuita e acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição
Programação completa e mais informações no site festivaltic.com.br e no site Instagram @festivaltic

Seminário Virtual Arte e Educação

Até sexta-feira (11), das 18h às 19h
Canal do YouTube Invento Produções Culturais
Inscrições gratuitas com direito a certificado
Formulário no site do festival

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES