Festival Jazz & Blues completa 25 anos e leva grandes atrações a Guaramiranga no Carnaval

Nem praia, nem bloquinho: Guaramiranga, no Maciço de Baturité, abrigará o Festival Jazz & Blues nos dias de Carnaval. O evento, que anualmente promove jazz, blues e outros gêneros musicais afins, comemora 25 anos de existência. E sua importância é ressaltada por diversos artistas. Confira

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Guaramiranga, a charmosa cidade serrana do maciço de Baturité, comemora em 2024 os 25 anos do Festival Jazz & Blues a partir de sábado (10) até a próxima terça-feira de Carnaval (13). O evento, que anualmente promove jazz, blues e outros gêneros musicais afins para além dos grandes polos culturais, promete dias intensos de shows, bate-papos e atividades formativas. Entre as atrações que estarão na cidade destaca-se a homenagem a Rodger Rogério, figura central do movimento “Pessoal do Ceará” que influenciou gerações de artistas brasileiros. Mas o festival vai além da música, abraçando também a solidariedade e a educação, com acesso gratuito e arrecadação de alimentos para o programa Ceará sem Fome.

Uma das novidades deste ano é a integração das igrejas locais à programação, trazendo uma atmosfera única para o evento. Nas manhãs de terça-feira, o público poderá desfrutar da Matinal nas Igrejas, um momento de contemplação musical em locais sagrados. O Café no Tom também promete animar as manhãs do festival, oferecendo um ambiente intimista onde artistas e público se encontram para bate-papos animados e algumas performances surpreendentes.

O grande destaque desta edição fica por conta da participação de Olivia e Francis Hime, que apresentam o show Dois Franciscos. Outro expoente é o pianista Tito Freitas, que sobe ao palco do Jazz & Blues em duas apresentações: uma no domingo às 17h, ao lado do Thesco Carvalho fazendo uma mistura de piano e trombone, e outra na terça às 9h. Ele fala ao Tapis Rouge sobre a importância do Jazz & Blues. “Dá oportunidade para a gente mostrar nosso trabalho, assim como o de outros artistas. Nessa interação, a gente conhece outros compositores, intérpretes. É um prazer maravilhoso estar com todo mundo”, reflete o artista.

O músico Felipe Cazaux, figura conhecida do Jazz & Blues, se apresenta este ano ao lado da mais recente representante cearense do The Voice, Rayane Fortes. Ele fala que a própria cidade proporciona inspiração aos artistas que viajam à Serra. “Traz mais inspiração. A natureza ao redor da cidade, a viagem até lá, o clima mais ameno e o período em que o festival acontece. Faz toda a diferença para quem está tocando e para o público também. A música se torna a trilha sonora do paraíso”, afirma o músico.

Além dos grandes nomes que brilharão nos palcos principais, o Festival Jazz & Blues promove atividades formativas voltadas especialmente para crianças, o evento busca inspirar os futuros artistas da região. O percussionista baiano Marco Lobo, que se apresenta no sábado às 11h e 17h, ressalta a importância de festivais como o Jazz & Blues não só em colocar o Ceará no mapa dos eventos nacionais e internacionais do gênero, mas também na promoção da música em espaços de pouco acesso. “Acho super importante descentralizar e levar cultura, educação, boa música e entretenimento para todo o nosso Brasil. Como disse o poeta Milton Nascimento [com quem Lobo já se apresentou]: ‘Todo artista tem de ir aonde o povo está’.”

Toda a programação terá acesso gratuito e o público será convidado a contribuir com 1kg de alimento (um por pessoa), que será direcionado ao Ceará sem Fome, programa do Governo do Ceará.

Confira a programação completa do Jazz & Blues:

09/02 (sexta-feira)

19h – Café Belchior – Pousada dos Capuchinhos
Abertura – Festival Jazz & Blues 25 anos
Inauguração de monumento em homenagem a Belchior
Orquestra de Sopros de Pindoretama

10/02 (sábado)

11h – Basílico Restaurante
CAFÉ NO TOM – Marco Lobo e Nonato Lima

17h – Cidade Jazz & Blues
Pantico Rocha – show “A Sorte está Lançada”
Marco Lobo Quinteto

21h – Cidade Jazz & Blues
Nonato Lima – show “Sertão Jazz”
Olivia e Francis Hime – Show “Dois Franciscos”

11/02 (domingo)

11h – Basílico Restaurante
Café no Tom – Nico Rezende e Jane Duboc

17h – Cidade Jazz & Blues
Tito Freitas e Thesco Carvalho – show “Inspirações”
Felipe Cazaux e Rayane Fortes

21h – Cidade Jazz & Blues
Homenagem a Rodger Rogério
Rodger Rogério – show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”
Nico Rezende e Jane Duboc – show “Clássicos do Jazz”

12/02 (segunda-feira)

11h – Basílico Restaurante
Café no Tom – Indiana Nomma e Osmar Milito

17h – Cidade Jazz & Blues
Indiana Nomma e Osmar Milito – show “Unexpected”
Omar Coleman e Igor Prado

21h – Cidade Jazz & Blues
Egberto Gismonti
Manassés de Sousa e Pablo Fagundes

13/02 (terça-feira)

9h – Igreja da Gruta
Matinal nas Igrejas: Nélio Costa e Tito Freitas

10h – Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga
Projeto Miudinho – show infantil “Ou isto ou aquilo”

11h – Igreja Matriz
Matinal nas Igrejas: Thiago Rocha e Stênio Gonçalves

Serviço

Festival Jazz & Blues – 25 anos


De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará
Informações pelo site jazzeblues.com.br, Instagram @festivaljazzebluese e e-mail producaojazzeblues@gmail.com.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES