Festival Vento da Tarde abre inscrições para formação em audiovisual em Fortaleza

Portas e janelas se abrem para receber o “Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação”, em Fortaleza. Com o objetivo de promover reflexões sobre as contribuições do audiovisual nos processos educativos, o evento gratuito ocorrerá de 17 a 21 de setembro na capital cearense e dará visibilidade às produções de jovens, realizadas no âmbito de experiências de formação. As inscrições gratuitas acontecem de 15 de julho a 9 de agosto. Os interessados podem acessar regulamento completo de inscrições no site ventodatarde.com.br.

Realizado pela produtora Onça Preta Filmes e o Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio do Banco do Nordeste, o Festival Vento da Tarde surge em um momento oportuno, enquanto o Congresso Nacional discute o Projeto de Lei 3342/23, que institui a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio.
Além disso, por meio da Lei 13.006/2014, escolas públicas e privadas de educação básica têm de exibir duas horas de filmes de produção nacional por mês. Segundo o texto, “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais”.

De acordo com Davi Jaguaribe, realizador e produtor do festival, a proposta do “Vento da Tarde” é construir um espaço de visibilidade para jovens realizadores e contribuir com o debate sobre a qualificação dos processos educacionais a partir do uso do audiovisual, enquanto experiência formadora.  O produtor acentua que “o diálogo entre cinema e educação já tem uma certa tradição no país e que o ‘Vento da Tarde’ pretende aprofundar o debate, a partir da visibilidade dos filmes realizados nos ambientes de escola”.

O curador do Festival, Isaac Pipano, professor universitário e pesquisador no campo do cinema educação, acentua o papel central que o audiovisual possui atualmente na sociedade e, especialmente, nos processos formativos. “Embora parte significativa das experiências sociais seja mediada por telas, o debate em torno da educação audiovisual ainda é incipiente na Educação Básica”. O pesquisador reforça que o cinema e o audiovisual “podem ser pensados tanto numa perspectiva integrativa, articulado ao currículo; quanto numa abordagem transversal aos saberes, de modo inter e transdisciplinar”. Além disso, ressalta a pluralidade de experiências e metodologias de trabalho em outros contextos sociais e espaços formativos, para além da educação formal e o espaço escolar.

Sobre a proposta

Dividido em três mostras e um seminário, o Vento da Tarde acontecerá em três importantes espaços públicos: Museu da Imagem e do Som (MIS Ceará), Cineteatro São Luiz  e Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará. O evento ainda tem outros apoios institucionais como o bacharelado de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor), e do grupo de pesquisa Pedagogias da Imagem e Som (Unifor); do LAIS – Laboratório e Arquivo de Imagem e Som da Faculdade de Educação (UFMG); do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, da Faculdade de Educação (Unicamp); do grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem – GEFI (UFSJ) e do programa Medios en la Escuela (Argentina).

A Mostra Aracati é a competitiva de curtas de formação, com exibição de filmes realizados no âmbito de experiências de formação de níveis superiores, técnicos e cursos livres. A Mostra Filme  de Formação exibirá os primeiros longas-metragens de realizadoras e realizadores, de trajetórias consolidadas, acompanhados de debates sobre os respectivos processos de formação e criação. Já a Mostra Aragem –  apresentará filmes realizados em escolas  de Ensino Médio de todo território nacional, com curadoria em parceria com a Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Para fomentar as discussões sobre o audiovisual, o Seminário Cinema de Formação reunirá professores, pesquisadores e realizadores, com uma agenda de debates sobre os processos de formação e criação em audiovisual, e as aproximações com o campo da educação.

A programação completa inclui debates, seminário e exibições de filmes, proporcionando um espaço para trocas de experiências entre diferentes propostas que mobilizam os circuitos de formação de audiovisual no país.

Diversidade + Representatividade

O Brasil é diverso nas telas e atrás das câmeras. Para representar esta pluralidade, 50% do programa do Vento da Tarde será constituído por conteúdos de jovens realizadores mulheres, pretos, indígenas, quilombolas, com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

Sobre o Festival Vento da Tarde

O Festival Vento da Tarde é um evento dedicado a explorar as intersecções entre o audiovisual e a educação, proporcionando uma plataforma para jovens realizadores exibirem suas produções e engajarem-se em discussões sobre metodologias de ensino inovadoras através do cinema.

Intitula-se “Vento da Tarde”, numa evocação do imaginário sertanejo, que tem no vento um de seus elementos mais significativos.  A ideia formadora do festival ancora-se exatamente na aragem fresca que ameniza o calor nas cidades dos sertões do Jaguaribe, no finalzinho do dia, instaurando novas possibilidades de encontro, num movimento de abertura de janelas e cadeiras nas calçadas. Uma metáfora relacionada com o frescor e a capacidade inventiva dos novos realizadores, cujos conteúdos são realizados em ambientes de formação e que terão o Festival Vento da Tarde como plataforma de exibição.

Onça Preta Filmes e Produções Artísticas

Produtora audiovisual criada em 2019, com sede na Casa da Esquina. Onça Preta Filmes é focada no desenvolvimento e produção de projetos de longas-metragens, séries e curtas-metragens para cinema, TV e streaming. A missão da empresa é nutrir um ambiente de criatividade coletiva por meio de um núcleo dedicado à elaboração de projetos que exploram uma diversidade de gêneros cinematográficos em narrativas contemporâneas.

Realizou recentemente a produção dos curtas-metragens Fenda (2024), que será exibido no 52° Festival de Cinema de Gramado, na Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros, e Kaira e o Temporal (em pós-produção), ambos selecionados pelo Edital Cinema e Vídeo 2022 – SecultCE, além do curta-metragem, Quem Sabe Nesse Carnaval (2024), exibido no 18° For Rainbow. Atualmente, está em desenvolvimento com o longa-metragem Defeso, contemplado pela Edital Audiovisual LPG 2023- Secultfor, na pré-produção com o curta-metragem Cassiopéia, contemplado pelo Edital de Apoio ao Audiovisual – Produções – SecultCE – LPG 2023 e produz o Vento da Tarde – 1° Festival de Filmes de Formação com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Serviço

Inscrições abertas para Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação
Período: de 15/07/2024 a 09/08/2024
Data do evento: 17 a 21/9/2024
Mais informações, regulamento e ficha de inscrição: www.ventodatarde.com.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES