Com nova roupagem e novos desafios propostos para as empresas de transporte participantes, o tradicional Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), anuncia os vencedores no Ceará da 19ª edição, nesta quinta-feira, 7, em cerimônia marcada para às 16h, no auditório da Fetrans, com a presença de empresários e profissionais do setor de transportes, representantes dos sindicatos filiados à Federação e autoridades do setor.
Com objetivo de celebrar os projetos e as iniciativas das empresas de transporte comprometidas com a redução dos gases tóxicos na atmosfera e com a conservação dos recursos naturais nos três estados onde atua a Federação, o PMQA passou por reformulação no último ano, passando a alinhar-se ainda mais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o evento, a Fetrans homenageará ainda o empresário Pio Rodrigues Neto, fundador e presidente do Conselho Administrativo da C.Rolim Engenharia, com a comenda “Destaque Ambiental”, pelas iniciativas de sustentabilidade promovidas na cidade de Fortaleza. Nesta edição, 46 empresas participam do Prêmio. Destas, 24 são do Ceará.
Novas diretrizes
Através da reformulação no edital do PMQA, este ano a Fetrans possibilitou a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). A inovação faz com que empresas destes modais tenham a sua frota de veículos aferida pelo Despoluir, além de terem seus projetos sendo avaliados pela comissão julgadora.
Foi a primeira vez que uma premiação do setor de transportes contemplou todos os modais. Além da entrega do Troféu PMQA, também serão certificadas as empresas com a frota totalmente aprovada na avaliação veicular ambiental e sem multas no órgão ambiental do estado, por meio da Certificação “Empresa 100%”.