Buscando consolidar o próprio universo compartilhado de super-heróis, Sony estreia esta semana o filme Morbius, que acompanha surgimento de um novo inimigo para o Homem-Aranha. Conheça mais sobre a origem do personagem interpretado por Jared Leto
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Primeiro foi a vez de Venom, um dos principais vilões da galeria do Homem-Aranha, ganhar um filme solo. Agora é o momento de outro nome deste panteão, embora com menor apelo, receber a própria aventura solo nos cinemas. Trata-se do morcego vivo Morbius, que estreia nas telonas nesta quinta-feira (31), em um longa-metragem que apresenta a origem do vilão e como surgiram as habilidades que o tornam especial. Quem interpreta o personagem é o ator Jared Leto.
Na produção, ele dá vida ao médico Michael Morbius, que vive com uma condição rara no sangue, que não o permite levar uma vida normal, sendo rechaçado desde a infância. Ele então se torna um renomado cientista na área de biomedicina e dedica a vida a buscar uma cura para a enfermidade em questão. Neste processo, descobre algo que pode ser uma saída um tanto controversa: utilizar o DNA de morcegos para encontrar a cura e produzir um soro a fim de beneficiar também outras pessoas acometidas com as mesmas sintomatologias. Obstinado, ele viaja até uma caverna e passa por uma experiência que mudará toda a sua existência.
Usando o DNA isolado do animal e uma mistura de eletrochoque, ele consegue a cura, mas por um curto intervalo de tempo. Os efeitos reversos, porém, se mostram aterrorizantes. Com o passar dos dias, ele começa a adquirir feições de um morcego, aprende a voar, adquire instintos bastante aguçados e, o mais preocupante: uma sede incontrolável por sangue. É nesta perspectiva que o filme trabalhará para transformá-lo em um anti-herói, que tenta lidar com os dilemas pessoais e também o autocontrole, numa linha tênue entre se tornar um vilão e saciar os próprios desejos.
O vilão foi criado pelos quadrinistas Roy Thomas e Gil Kane ainda no início dos anos 1970. O personagem apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #101, publicada em outubro de 1971.
Ligações externas
Apesar de ser um filme com um vilão da galeria do teioso, o herói da vizinhança não aparece aqui, mas o filme dá pistas de que a história se passa no mesmo universo dos eventos da trilogia protagonizada pelo ator Tom Holland. Além disso, deixando as pontas ainda mais amarradas, o novo longa traz de volta o vilão Abutre, personagem interpretado por Michael Keaton. Para quem não lembra, ele foi o vilão central de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017). Diante de tais conexões, é bastante provável que Morbius seja colocado frente a frente com o herói central em um futuro próximo.
Universo particular
Levando a sério o ditado que diz: “não se mexe em time que está ganhando”, a Sony resolveu estender a parceria com a Marvel para mais filmes solo do Homem-Aranha de Tom Holland. Contudo, sabendo que poderia colher ainda mais frutos do sucesso dos personagens, resolveu criar um universo compartilhado de filmes a partir dos vilões do personagens, mesmo que sem a presença dele nos filmes. O primeiro filho desta ideia foi Venom, lançado em 2018, e que já ganhou uma sequência, Venom: Tempo de Carnificina (2021).
Mas não acaba por aí. O estúdio está desenvolvendo outros filmes derivados do universo do Aranha. São eles Kraven, Mulher-Aranha, Madame Teia e a série da Silk. Um que parece estar bastante adiantado é o que foca na personagem Madame Teia, que será interpretada pela atriz Dakota Johnson. Na última semana, quem também se juntou ao elenco foi a atriz Sydney Sweeney, estrela da série Euphoria (2019). As informações foram confirmadas pelo Deadline. Será que é cedo para dizer que a estratégia do estúdio vingou? Morbius será o termômetro para isto!
Serviço
Morbius
Filme solo sobre o vilão do Homem-Aranha chega nesta quinta (31) nos cinemas
Assista ao trailer: