O Ceará é o estado do Brasil que teve a maior alta no fluxo de turistas estrangeiros em voos diretos. Segundo aferição da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, houve um crescimento de 70,4% no acumulado entre janeiro e agosto se comparado com o mesmo período de 2018.
De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur Ceará), a movimentação destes passageiros no aeroporto de Fortaleza cresceu mais que no Distrito Federal (alta de 41%) e na Bahia (alta de 5,2%). Para o titular da Setur, Arialdo Pinho, “o crescimento elevado já era esperado porque nós tínhamos um número inicial de conexões internacionais ainda muito baixo”.

Os três primeiros meses do ano foram os que tiveram maior crescimento: 145,1% em janeiro, 132,5% em fevereiro e 128,5% em março, totalizando 149 mil embarques e desembarques internacionais no primeiro trimestre. Até agosto, foram contabilizados 375.976 passageiros internacionais passando pelo Estado.
O Aeroporto de Fortaleza teve no mesmo período o quinto maior fluxo de passageiros em voos internacionais, com 2,34% da demanda do Brasil, de acordo a Anac. Guarulhos (SP), lidera com 61,1%; seguido por Galeão (RJ) com 18,16%; Campinas (SP), com 3,73% e Brasília, com 2,73%.
Para Arialdo, os próximos 18 meses devem ser de consolidação dos novos voos captados, como por exemplo, o da Air Europa, que inicia em dezembro. O secretário alerta apenas para para a alta do câmbio, que pode afetar o fluxo de brasileiros nos voos internacionais nos próximos meses: “nós somos um estado que recebe muitos turistas, mas não enviamos tanto. Precisamos garantir entre 12% e 20% da ocupação com passageiros daqui, por isso a alta do dólar é preocupante”, analisa.