Foliões contam suas experiências, memórias e expectativas para o fim de semana de Fortal

Em mais de 30 anos de existência, o Fortal já marcou a vida de milhões de micareteiros por todo o País. Sendo um verdadeiro acervo vivo de histórias, o festival abriga diversos tipos de vivências. Tendo isso em vista, o Tapis Rouge conversou com foliões que dividiram suas ligações, memórias e expectativas com os blocos que seguirão na avenida neste fim de semana

Há quem se conecte com o Fortal por causa de uma tradição em família, por uma reunião com um grupo de amigos ou até pelo seu artista favorito. De diferentes maneiras, a festa mais energética do Brasil reúne tipos distintos de pessoas, unidas pelo desejo de celebrar em julho a música, dança e a folia que só existe na época de Carnaval. Pensando em dar voz e rosto a essa multidão de foliões que corre atrás dos trios todos os anos, Tapis Rouge reuniu depoimentos de pessoas que estão com seus passes garantidos para acompanhar os blocos deste sábado (20) e domingo (21), onde se apresentam Claudia Leitte, Léo Santana, Ivete Sangalo,e mais. De novatos a veteranos, eles contaram suas experiências e sua relação com a festa. Confira!

Yuri Xavier – Bloco Largadinho

O Fortal entrou na vida de Yuri Xavier como um programa em família. O contador de 28 anos recorda que junto aos seus pais “ficava na arquibancada, admirando e curtindo os blocos passarem”. Quando completou 17 anos, ao lado de uma prima, Yuri foi pela primeira vez para a avenida de fato, seguindo o Bloco Cerveja & Coco comandado por Ivete Sangalo, na época. “Foi em 2013 (…) uma experiência incrível. Acho que foi onde eu descobri que amo micareta”, relembra. Neste ano, assim como em 10 edições anteriores do Fortal, Yuri será um dos foliões atrás do Bloco Largadinho, puxado por Claudia Leitte. “Desde que ela voltou em 2014 ao Fortal não perdi um ano, com exceção de 2023 que não pude ir. Então, estou mega ansioso. Creio que será incrível como sempre é”, afirma o jovem. Dentre as suas memórias favoritas no bloco, Yuri menciona o momento da música “Dekole”, de Claudia Leitte e do cantor haitiano J.Perry, afirmando ainda ser o ápice da noite, onde todos colocam a mão para o alto. “Eu amo o Largadinho. Músicas animadas e a cantora não para um segundo. Você sai do bloco completamente feliz”, diz.

Mariana Monteiro – Bloco Sirigüella

A produtora de eventos Mariana Monteiro também possui uma história de longa data com o Fortal. Frequentadora da festa há 10 anos, a jovem de 27 anos afirma que sempre gostou do festival, suas atrações e da folia de Carnaval fora de época. “Lembro que fiquei emocionada quando vi o Bell pela primeira vez, cantei todas, gritei e curti muito”, afirma Mariana. Neste ano, Mariana irá repetir a dose. A produtora já é figurinha carimbada no Bloco Sirigüella, comandado pelo experiente Bell Marques. “No bloco eu costumo me divertir. É algo leve, todos vão para curtir. Conseguimos cultivar boas amizades de Fortaleza e de quebra ganhar memórias felizes”, comenta. Além de se identificar com o artista, suas músicas e o que ele representa, Mariana diz que assisti-lo traz boas recordações. “Tenho belas lembranças da minha mãe colocando Bell para ouvirmos. Sempre fomos fãs, toda família” revela.

Camila Araújo – Bloco Vem com o Gigante

Novas histórias e memórias também têm espaço durante o Fortal. A edição de 2024 marca a primeira vez que a pedagoga Camila Araújo, de 23 anos, vai pisar na avenida e percorrer o corredor da folia. Fã do cantor de axé Léo Santana, Camila escolheu o Bloco Vem com o Gigante para vivenciar e experimentar a folia da micareta cearense. Otimista para o momento, Camila já imagina a energia contagiante da multidão e a alegria que tomará conta da Cidade Fortal. “Espero que seja maravilhoso”, expressa a jovem sobre suas expectativas mais que positivas para o momento do show. A jovem tem a música “Santinha” como o momento mais aguardado do show de Léo Santana. A faixa de 2016, que mistura ritmos de axé e pagode, tornou-se um verdadeiro hit e é um dos maiores sucessos do cantor, conhecido por suas performances energéticas e carismáticas.

Stefane Castro e Leandro Santos – Bloco Se Lança

Foi ainda na faculdade, no ano de 2017, que nasceu o laço entre a analista de mídias Stefane Castro, 24, e o empresário Leandro Santos, 25. A amizade ultrapassou os limites da universidade e se estendeu para outras paixões em comum, como Fortal. Com um grupo formado por mais outras três pessoas, desde 2022 os amigos vão juntos ao festival. “Virou uma tradição. Tanto que vamos nos quatro dias nos mesmos blocos, juntos”, conta Stefane. Além disso, o final de semana para os amigos foliões é sempre reservado para a cantora Ivete Sangalo, que neste ano estreia com novidade na avenida com o seu bloco Se Lança. “Já é algo combinado entre o grupo de finalizar o quarto dia com a rainha do axé. Ivete tem uma energia surreal e faz valer cada momento da avenida”, conta a analista de mídias. “A energia do Fortal é mágica e junto com a da Ivete fica melhor ainda”, complementa Leandro. Com mais de três passagens cada pelo o evento, os amigos recomendam a experiência do Fortal. “Aproveite inteiramente, tome cuidado com desatenções, esteja sempre em grupo e siga feliz com o trio”, indica Stefane. “Você com certeza vai querer ir nos outros anos também”, destaca Leandro.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES