Arte vai muito além da música: e poderemos ver isso na programação cultural de Fortaleza para este fim de semana. Enquanto a Casa do Barão de Camocim inaugura a 76ª edição do Salão de Abril com arte contemporânea, a Bienal do Livro celebra a literatura feminina no Centro de Eventos do Ceará e o MPB4 comemora 60 anos de carreira no Teatro RioMar Fortaleza. Confira!
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Salão de Abril
A 76ª edição do Salão de Abril será inaugurada nesta quinta-feira (3), às 18h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Com o tema “Despertar à Terra”, a mostra gratuita reúne 38 artistas nordestinos e propõe uma reflexão sobre a relação entre arte, patrimônio e natureza. A abertura contará com performances, DJs e uma homenagem especial ao Mestre Júlio Santos, ícone da fotopintura cearense.
Entre as atrações, destacam-se obras em técnicas variadas, como instalações, videoarte e, pela primeira vez, arte têxtil. A curadoria de Aline Ambrósio e Wes Viana priorizou a diversidade e a acessibilidade, com recursos como audiodescrição e intérpretes de Libras. A exposição ficará em cartaz até junho, com programação formativa paralela. O acesso é livre, e a Casa do Barão de Camocim funcionará de terça a domingo, das 9h às 18h. Mais informações pelo Instagram @casa.baraodecamocim.
Bienal do Livro
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece a partir desta sexta-feira (4) e segue com programação até 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com entrada gratuita e uma vasta programação aberta ao público. Sob o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, o evento destaca o papel da literatura como ferramenta de transformação social e emancipação feminina. Pela primeira vez, a curadoria é inteiramente composta por mulheres: Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, coordenadas por Maura Isidório.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas e apresentações artísticas, reunindo nomes como Jarid Arraes, Stênio Gardel, Lira Neto e Ana Miranda. Além disso, a feira contará com 188 estandes e mais de 100 mil títulos de editoras nacionais e internacionais, incluindo representantes de países como Portugal, Angola e França. A Bienal também prioriza a acessibilidade, com ações para garantir a participação de escolas e o público em geral. O evento espera superar os 400 mil visitantes da edição anterior. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @bienaldolivroce.
Finissage de Teimosia
O encerramento da exposição Teimosia ocorre neste sábado (5), às 15h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MCC). As salas 1 e 2 reunirão os dois artistas participantes da mostra, Gerson Ipirajá e Silvano Tomáz, e a curadora Kadma Marques para um diálogo sobre o processo criativo das obras — todas produzidas a partir de 2021 e inspiradas no conceito de “teimosia” como resistência artística e humana. A mostra, dedicada ao legado de Zé Tarcísio, segue em cartaz até domingo (6) com gravuras que exploram desde entidades silenciosas (Ipirajá) até releituras do catolicismo nordestino (Tomáz).
Com capacidade para 50 pessoas, a finissage terá entrada gratuita, assim como a visitação à exposição, que pode ser feita de quarta a sexta, das 9h às 18h, ou sábados e domingos, das 13h às 18h. Os primeiros participantes receberão o catálogo da mostra, que documenta três décadas de trajetória dos artistas — ambos professores e referências na gravura cearense. Mais informações pelo Instagram @dragaodomar.
MPB4
O MPB4, um dos grupos mais icônicos da música brasileira, sobe ao palco do Teatro RioMar Fortaleza neste sábado (5), às 21h, para celebrar 60 anos de carreira. O show faz parte das comemorações do aniversário do grupo, que também lançou recentemente um álbum comemorativo com participações especiais de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Milton Nascimento e Alceu Valença. A abertura da casa será às 20h e o espetáculo tem duração estimada de 70 minutos.
O repertório do show inclui canções do novo álbum, com inéditas interpretadas pelo MPB4, além de sucessos que marcaram a trajetória do grupo ao longo das décadas. Com direção musical de Hugo Sukman, a apresentação contará com a banda que acompanha o quarteto há mais de 30 anos, garantindo uma noite de nostalgia e qualidade musical. O álbum comemorativo, lançado pela gravadora Biscoito Fino, já está disponível nas principais plataformas digitais. Os ingressos para o show estão à venda com valores entre R$ 110 e R$ 150, mais taxas. Mais informações pelo Instagram @teatroriomarfortaleza.