O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram nesta quinta-feira (24) o Centro de Formação e Assistência aos Profissionais da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza – Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro. Orçada em R$ 4,4 milhões, a academia é resultado de um convênio da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Ceará. O resultado de uma outra parceria, entre a academia e a Universidade de Fortaleza (Unifor) vai promover o acompanhamento da saúde vocal e da saúde mental, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos profissionais por meio de atividades.
A academia inaugurada tem capacidade de atender a 13 mil professores do município, com oferta de formação, qualificação e assistência à saúde dos professores. O novo espaço começa a funcionar no dia 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A expectativa é atender cerca de 350 profissionais por semana.
Para o governador Camilo Santana, a academia “é um equipamento belíssimo, importante para acolher, cuidar bem do nosso maior patrimônio, que são os nossos professores”, disse. O governador mencionou a experiência que Singapura vivenciou, apostando e investindo no capital humano, principalmente através da educação, o que levou o país a ser referência mundial em educação. “Aqui hoje, nós estamos construindo uma outra parceria, que é esta academia. Um espaço de vocês professores, de valorização e qualificação”, mencionou o chefe do Executivo cearense.
“Esse é mais um exemplo e mais um produto de uma plataforma chamada Juntos por Fortaleza. A minha palavra é de gratidão ao Governo do Estado por mais essa parceria em nome dos interesses da cidade de Fortaleza. Essa academia é, na verdade, um reconhecimento a vocês, mas é também uma política pública de assistência ao trabalho de vocês. Assistência à saúde, esporte, lazer, cultura e formação continuada”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.