Governo inicia formação de 1.695 candidatos a agentes penitenciários

O governador Camilo Santana (PT) comandou nesta quarta-feira (18) a solenidade de abertura do curso de formação para 1.695 candidatos a agente penitenciários no Ceará. Os participantes serão submetidos a período de aulas até o dia 30 de maio, com aplicação do exame final em 3 de junho. Serão selecionados mil alunos para a carreira de agente. Os outros 695 seguirão para o cadastro de reserva. 

Durante a abertura da aula, Camilo selou o compromisso de chamar futuramente todos os candidatos que ficarem de fora do chamamento dos mil homens e mulheres. Ele explicou que o Estado trabalha na reestruturação das unidades penitenciárias em todo o Ceará, exigindo mais profissionais.

“Novos mil agentes significam o aumento de quase 50% do atual efetivo. Temos hoje cerca de 2.150 agentes. O sistema precisa de um reforço grande, necessita de uma ampliação, e esse é o objetivo desse concurso. E estamos construindo novas unidades penitenciárias, iniciamos uma nova unidade para colocar presos no Ceará. Estamos com projeto, via financiamento do BNDES e o próprio Fundo Penitenciário, para a primeira unidade de segurança máxima. Já iniciamos a obra. Depois queremos eliminar as 102 cadeias existentes no Interior do Ceará, cadeias antigas, e construir 14 presídios regionais modernos para atender os presos do Estado. Para isso, vamos precisar de mais profissionais. Estamos reestruturando todo o sistema para que possamos ter um controle mais rigoroso”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>