Grammy homenageia Astrud Gilberto e Rita Lee no ‘In Memoriam’

A noite do Grammy transcendeu a celebração da música para se tornar um momento de reverência às figuras que deixaram sua marca na indústria fonográfica. O segmento “In Memoriam” foi marcado por emoção na saudação não só de nomes internacionais que partiram no último ano, como Tony Bennett, Sinéad O’Connor e Tina Turner, mas também pelas brasileiras Astrud Gilberto e Rita Lee.

Astrud Gilberto, que nos deixou em 6 de junho aos 83 anos, foi lembrada como uma das vozes mais distintas da bossa nova. Contribuindo para a disseminação global do gênero, foi conhecida por sua interpretação icônica de “Garota de Ipanema” – e em 1965, ao lado de Stan Getz, foi a primeira cantora a receber o Grammy de música do ano. Ela também foi indicada em 1964 como cantora revelação, embora tenha perdido para os Beatles. A homenagem a Astrid aconteceu embalada por ninguém mais, ninguém menos que Stevie Wonder.

Já Rita Lee, falecida em 8 de maio do ano passado aos 75 anos, foi homenageada por sua influência transformadora no cenário do rock brasileiro. Emergindo durante o tropicalismo com a banda Os Mutantes, a cantora se tornou uma lenda, moldando o som e a atitude da música brasileira contemporânea. Ela recebeu o Grammy Latino de Lifetime Achievement Award em reconhecimento à sua carreira e contribuição para a música.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES