Incentivo ao atendimento de qualidade eleva padrão de empresas cearenses

Empreender e manter um negócio ativo e sadio requer investimento em capacitação, aprimoramento e atendimento de excelência. Para ajudar pequenos negócios a atingirem alto potencial em serviços, o Sebrae Ceará mantém Escritórios Regionais em todos o estado. Os 11 Escritórios (Metropolitano, Litoral Leste, Jaguaribe, Centro Sul, Cariri, Sertão de Crateús, Sertão Central, Chapada da Ibiapaba, Norte, Oeste, Maciço de Baturité e Sede em Fortaleza) aplicam, por meio de seus articuladores e consultores, com micro e pequenos empreendedores dessas áreas, uma série de produtos alinhados ao potencial econômico dos locais.

Como resultado desse trabalho, o Sebrae Ceará articula o Selo de Qualidade Empresarial, em que reconhece os negócios que mais se destacaram na melhora de seus sistemas de gestão e serviços. Na edição 2024 do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial, das 370 empresas agraciadas com o selo, 52 receberam o Selo Prata, 79, o Ouro e 239 obtiveram o Selo Diamante, em cerimônia realizada no último dia 12 de novembro, em Fortaleza. Os empreendimentos se dividem nas categorias Academia de musculação e ginástica; Agência de viagem; Alimentação fora de casa; Coworking; Eventos; Hotelaria; Loja de varejo; Manutenção de veículos; Serviço de estética; Serviço de saúde e Serviços laboratoriais.

Resultados regionais

A jornada de cada empresa passa por análise criteriosa e construção de soluções que fortaleçam o negócio, tornando-o competitivo e alinhado aos padrões de qualidade exigidos por cada área de atuação. Os Escritórios Regionais Metropolitano, Norte e Oeste se destacaram em quantidade de certificações, com, respectivamente, 99, 71 e 52. Segundo Pedro Silva, articulador do Sebrae em Fortaleza e Região Metropolitana, em torno de 117 empresas da regional aderiram ao Selo. “Com a inclusão de coworkings no Selo, celebramos a concessão a alguma empresas desse ramo, além dos setores de saúde e bem-estar, principalmente com as clínicas de beleza, que estão aderindo cada vez mais. Nosso olhar acompanha aquelas empresas que estão dentro do perfil do Selo de Qualidade, que atingiram uma maturidade empresarial, as convidamos a participar do programa, para que tenham, com o nosso apoio, uma jornada de aprendizado e, no final, celebrarmos com eles essa evolução empresarial”, afirma o articulador.

A região Norte alcançou uma alta efetividade de empresas inscritas, com 71 premiadas, e a maior concentração com o Selo Diamante. “Ficamos muito felizes com o resultado de mais de 40 empresas premiadas com o Selo Diamante. Essas empresas vêm participando com constância, mantendo o engajamento ao longo de quatro, cinco anos incrementando suas ferramentas e soluções. Temos negócios que estão conosco há 12 anos, são clientes fiéis e não deixam de participar”, celebra Suilany Teixeira, Articuladora do Escritório Regional Norte.

Jacob Bandeira, Articulador do Escritório Oeste, comemora o avanço considerável de empresas certificadas em relação a 2023. No ano passado foram 30 empresas contempladas com selo, e em 2024, 60 recebem o Selo. “Isso, para nós, demonstra que a estratégia que utilizamos, não só para sensibilizar as empresas, mas também na perspectiva de fazer com que elas compreendam o ganho que elas têm com o Selo, foi bem acertada. Tivemos, em alguns municípios, o apoio da gestão municipal, que também veio fortalecer essa sensibilização local, o que fez com que tivéssemos a percepção do quanto as empresas ganham com a execução do Selo para além da premiação, também se reflete no que elas têm de resultado no seu dia a dia”, constata Bandeira.

Para Neyla Primo, Articuladora do Escritório Regional Centro-Sul, “o crescimento no número de empresas certificadas ano após ano, abrangendo setores antes não contemplados, como o de saúde, amplia nosso panorama, mostrando um cenário crescente de empresas conscientes da necessidade de se qualificar para passar por essa jornada do Selo de Qualidade e ser agraciado. Ressaltamos, ainda, a importância de estruturar iniciativas voltadas para diferentes setores, com o intuito de conseguir e manter aquele Selo alcançado”.

No Litoral Leste, a tradição de conquista de Selos Prata, Ouro e Diamante se consolida a cada ano, especialmente no setor de turismo. A novidade de 2024 foi a inserção do Selo piloto para o varejo, abrangendo comércio de bens e serviços, incluindo tanto o segmento do comércio varejista, como a área de saúde, beleza e bem-estar, com oito empresas contempladas com Selos de diferentes cores. “É um trabalho focado na vocação econômica da região. Os empreendimentos são convidados a participar desse processo de certificação, uma melhoria dos processos de gestão das empresas. Além dessa iniciativa, todos eles já vêm tendo, dentro dos seus projetos de atuação, a inclusão e preparatório para os festivais gastronômicos, que é o nosso grande carro-chefe na região”, aponta Ana Carla Luna, Articuladora do Escritório Regional Litoral Leste.

Empresas celebram seus Selos e planejam os próximos passos

Alcançar o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial não eleva apenas o status de um negócio, como também influencia na melhor gestão do negócio e na sua sustentabilidade, alavancando novas maneira de crescimento, e não apenas para o empreendedor, também para colaboradores e para a economia local.

Carlos Heitor, sócio proprietário da empresa Via Pizza, restaurante e pizzaria em Fortaleza, celebra o primeiro Selo Sebrae do negócio. “Com certeza o Selo trouxe um impacto muito grande para a cultura da empresa. Isso é visível tanto internamente, com os colaboradores, quanto com os clientes, no modo de atender e nos processos internos. Então, a gente pode perceber o quanto foi importante e agregou no nosso dia a dia. Ficamos muito felizes e pontuamos o acompanhamento do Sebrae Ceará em todo o processo, com paciência e direcionamento assertivo, produtivo e muito positivo”, afirma Heitor. A partir do Selo, a Via Pizza tem as melhores perspectivas, almejando continuar na busca por conhecimento, inovação e crescimento, sempre próxima do Sebrae, tendo em mente a volatilidade e constante mudança do seu mercado de atuação, e a necessária adequação a esse cenário.

Ao receber o Selo Diamante pela terceira vez, o casal Francisca Fontenelle e Guto Aguiar, proprietários do Hotel Camocim, demonstraram a felicidade de estar dando o melhor para seus clientes e hóspedes, exaltam a atuação do Sebrae Ceará. “Antes do Selo não tínhamos a preocupação de oferecer informações simples e não achávamos que era tão importante mostrar excelência. Com o Sebrae e o Selo vemos que os detalhes fazem a diferença. É essencial esse apoio para que a empresa cresça com mais sustentabilidade. O Sebrae é uma mãe para essas pessoas que querem crescer com segurança”, complementa Fontenelle.

“Estamos no terceiro ano consecutivo e estamos em uma crescente. Primeiro fomos prata, depois, ouro, e hoje fomos agraciados com o Selo Diamante. Essa evolução é um desafio, para que não fiquemos na zona de conforto e possamos passar a mensagem para os nossos colaboradores, que estão sempre presentes nas nossas conquistas”, afirma Tiago Ismar, da Pousada Ramilos, de Tianguá. Com o novo Selo, o empreendedor afirma que chegou em um patamar principal e pretende se manter no topo, com a ajuda do Sebrae Ceará, parceiro para levar ainda mais inovação, tecnologia e melhorias para a jornada da pousada.

Os Escritório Regionais do Sebrae dispõem de amplo portfólio de soluções, com orientação de profissionais especializados no fortalecimento de negócios, para auxiliar empreendedores a encontrar recursos que o destaquem da concorrência com o aumento da produtividade. O crescimento das empresas é fundamental para o desenvolvimento constante da economia cearense. Conheça como o Sebrae Ceará pode elevar sua empresa em ce.sebrae.com.br .

Publieditorial

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES