Instalação imersiva Aves do Ceará reproduz características e habitat de 29 espécies locais no MIS

Reproduzindo características e o habitat de 29 aves tipicamente cearenses, instalação imersiva Aves do Ceará abre ao público a partir deste sábado (13). Artista Ygor Marotta detalha processo de criação e importância do projeto para a proteção das espécies 

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Muito além das praias e paisagens paradisíacas, o Ceará é berço de uma fauna exuberante. Uma das várias provas disso é a instalação imersiva Aves do Ceará, que ganhará as dependências do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), a partir deste sábado (13), às 18 horas, com acesso gratuito. A abertura terá apresentação do grupo Uirapuru Orquestra de Barro.

O projeto foi concebido pelo duo VJ Suave, composto pelos artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta (SP), e desenvolvido ao longo de meses de produção. Ao todo, a instalação apresenta a riqueza de aves do Estado através de 29 espécies em diferentes ambientes, com projeções 360º, em quatro paredes e no chão. Criando uma verdadeira floresta tecnológica no Meireles, o projeto traz cenários, nuances e sons que tornam a experiência ainda mais realista aos olhos atentos dos visitantes. Para completar, serão apresentadas duas aves fósseis do período cretáceo encontradas no Ceará – de aproximadamente 115 milhões de anos atrás. São elas: Cratoavis e Kaririavis.

Ao todo, dez cenas fazem parte da experiência proposta pelo duo, São elas: Cretáceo, Caatinga, Chuva, Rio, Vôo das Jandaias, Praia, Copa da Árvore, Chão, Noturna e a última mais abstrata. “Foi um desafio grande criar uma experiência que acontecesse simultaneamente em quatro paredes e também no piso. Usando recursos visuais, guiamos o olhar do observador, a narrativa acontece de todos os lados”, detalha Ygor Marotta, em entrevista ao Tapis Rouge.

Segundo ele, o convite para criar a instalação partiu de Silas de Paula, diretor do MIS. “No convite inicial, foi pedido para desenvolvermos uma narrativa audiovisual que apresentasse quatro aves do Estado, o Soldadinho-do-Araripe, a Jandaia-verdadeira, o Periquito-da-cara-suja e uma ave fóssil”, resgata o artista. Entretanto, durante o processo de construção foram sendo incluídas novas peças do quebra-cabeças dessa narrativa audiovisual, bebendo da fonte de especialistas, como o caso do ornitólogo cearense Jefferson Bob, e também fazendo uso de ferramentas como a Wiki Aves, considerada uma das maiores comunidades de observadores de aves do Brasil. Tomando forma desde outubro do ano passado, o projeto contou com atuação direta de pelo menos nove pessoas, entre animadores e produtores musicais, além do ornitólogo. “É uma longa jornada e um aprendizado muito grande entre todos os participantes”, define Marotta.

Esta será a primeira vez que o VJ Suave expõe em sala imersiva e o artista audiovisual se mostra impressionado com o aparato tecnológico presente no MIS: “Fiquei surpreso com a tecnologia presente no Museu. Poucas vezes vi isso, mas fora do Brasil. A sala conta com dez projetores, cada parede é composta por dois projetores, todos conectados entre si”, comenta. Apesar do apoio tecnológico de ponta, pondera, o artista precisa saber guiar e imergir o espectador por toda a obra.

Arte e preservação

Através das cenas projetadas, Ygor Marotta espera conseguir chamar atenção para a importância da preservação ambiental e das espécies de aves presentes no Ceará. “Queremos mostrar o quão rica e biodiversa é nossa fauna e flora, cheia de vida. É preciso tocar o coração das pessoas, fazê-las sentir. É pelo encantamento que conseguimos sensibilizar para a causa ambiental, a conservação e a proteção de nossa mãe Terra”, ressalta. Buscando criar elos de empatia do público com a vida animal, foi preparado um conteúdo educativo aprofundando cada ave presente na exposição, que estará presente em um display interativo no Museu ou através de um app disponibilizado na internet. “As pessoas poderão aprender mais sobre cada ave assim como ouvir os cantos e ver as animações”, finaliza o artista.

Serviço

Abertura da exposição Aves do Ceará 
Neste sábado (13), às 18h
No MIS Ceará (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Acesso gratuito

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES